blog caliente.

10.11.05

Pode-se brincar num blog?

Eu sabia que o Alonso acabaria por me insultar. Agora chama-me "críptico". Bolas.
Não foi "crítico", que eu não sou da estirpe sagaz dum Prado Coelho. Não foi "tríptico", numa alusão a qualquer coisa apainelada do museu de arte antiga. Ele sabe que eu posso ser muita coisa, mas apainelado, caramba! Foi "críptico". Vi logo que havia marosca.

E fui à Wikipedia, que é onde vou sempre. Às vezes mandam-me a outros sítios, mas eu vou onde quero, quando posso. Não, não estou a dizer que o Alonso me mandou a sítio nenhum, estou a dizer onde fui. Fui à Wikipedia. Eu vou lá conforme outras pessoas vão a Vilar de Andorinho: é quase só ir.

E que vi lá? Vi isto. Eu pesquisei "críptico" e o primeiro texto que me apareceu foi este. Com uma relevância de 7,4%, que é a percentagem de eleitores de Cavaco Silva que ainda acreditam que ele não desiste até meados de Dezembro.
Fiquei chateado. Pois fiquei. Acometeu-me uma crise de gota de tal modo úrica que ainda sinto o hallux em fanicos.

Para começar, aquilo é um passarolo que dá pelo nome científico (são sempre em latinório, os nomes do passarame) de Crypturellus obsoletus. Um tipo vê isto e começa logo a ficar arreliado. Depois, vai-se a ver e, como se não bastasse acharem-nos uma ave cinegética, ainda acasalamos - apenas - de Setembro a Dezembro. A arrelia transforma-se-nos logo num magma volumoso (e este blog quase que parece o parque de Yellowstone), porque eu admito que alguns bloggers com grande actividade intelectual, como José Pacheco Pereira, João Miranda, ou mesmo Moita de Deus, acasalem de forma sazonal. Agora eu, ó viperino Alonso, eu é quase a torto e a direito, pelo calendário afora, embora também admita que já não é à mata cavalos, fundamentalmente porque os cavalos também se abatem, que é um filme sobre a pobreza, embora haja quem pense que não é.

Por fim, aparece-me isto: "Apresenta camuflagem eficiente, em tons de marrom-acinzentado, com desenho críptico nas penas traseiras (rectrizes). Rápido vôo de fuga".

Já bati na mulher e nos ganapos, já cortei os pulsos (mas a minha mulher, logo que chegou do hospital, com gesso e sete pontos no sobrolho, pôs-me duas curitas nas feridas e estou muito melhor), os ganapos já se barricaram na garagem e penso que incendiaram um dos carros (espero que tenha sido a carrinha da mãe, que assim vão a pé para a escola, só lhes faz bem, que o pai também ia, e além disso a viatura já tem seis anos), porque sai de lá muito fumo, só espero que não estejam a fumar coisas estranhas, e isto é tudo culpa tua, Alonso!

Alonso, meu grandessíssimo explicador dos pássaros, meu Lobo Antunes sem ser o neurocirurgião, o outro, o que fala sem abrir a boca, o que é inexpressivo e escreve sem levantar a caneta: ou tu explicas muito bem o querias dizer quando afirmaste (não tens por onde negar, afirmaste, quando se quer saber o que alguém quer afirmar, vai-se à Wikipedia!) que eu enfeito o traseiro com não sei o quê, e te desculpas muito excelentemente, ou eu descubro onde estacionas a carrinha, vou lá com um jerrican de gasolina super98 hi-flame, e chego-lhe um fósforo! Tu já olhaste bem para a minha coloração cutânea, já?

O que talvez te safe é este detalhe, que a Wikipedia revela, ainda (supostamente!) a meu respeito: "infelizmente, como a maioria dos tinamídeos, está correndo risco de extinção, pela destruição do habitat" . De facto, os putos, essas insaciáveis criaturas, já devem ter começado a pegar fogo ao meu carro e às prateleiras da roupa de verão (eu bem disse à minha mulher que não as pusesse já lá, que ainda falta o verão de São Martinho, mas pronto...), porque as labaredas já me chegam ao telhado e os tipos estão a trautear coisas antigas do Lou Reed!

Sacanita! Tu falas assim de mim porque sabes que não passo dum besugo a pontos de morrer carboniza...

View blog authority