blog caliente.

8.11.05

Biografias mal feitas e mentirosas (1)

Cavaco Silva

Nascido em Boliqueime, estudou bastante e depois doutorou-se.
Na juventude, interessou-se pelo funcionamento das fontes de luz, tendo destroçado um candeeiro público quando ia de eléctrico, por curiosidade científica e descuido. Não compareceu na fonte luminosa porque andava a ler Tolkien adaptado.
Casou-se e teve filhos. E fez uma casa, ou comprou-a feita e pôs-lhe só o nome. Isto faz dele um homem original.
Desinteressado da política, foi a contragosto que, numa estância balnear portuguesa próxima de Buarcos, apanhado que foi, de surpresa, a adicionar quilómetros a uma viatura que possuía, foi obrigado a aceitar ser chefe dum partido e, mais tarde, por via do sufrágio (que é a via mais sado-masoquista que há), primeiro ministro de três governos apoiados por esse partido e por outro, mais pequenino, que também ainda anda aí a ver se faz pela vida. Isto durou apenas cerca de 20% da sua existência, até correrem com ele, pelo que não contabiliza esta actividade como sua. Aliás, gosta de pensar em si como dois seres, um que pende para o sossego, para a escalada de árvores tropicais e para a leitura reflexiva, outro que se entrega a actividades políticas mas que se considera, tudo o indica, desprezível. Recebe emolumentos por essa antiga e desprezível actividade, mas pensa-se que só aquela parte de si que pende para o sossego (e para o etc que ali escrevi) é que merece a massa. E que a usa.
Tem adeptos e adeptas indefectíveis, que costumam exultar perante o facto de este talentoso e especialíssimo ser humano poder, sempre, em lhe correndo mal esta "rodagem", voltar a dar aulas, ou seja, por ter um modo de vida alternativo, embora não tanto como 90% dos professores do ensino secundário que estão longe de casa. Esses não só são mais alternativos como não têm grande alternativa.
Cuida que se deve ao País. Por mim perdoava-lhe a dívida e deixava-o ficar onde, pelos vistos, ele mais gosta de estar: em casa, a preparar conferências sobre "guito", e na memória de algumas centenas de milhares de pessoas com vocação para receber chibatadas no lombo e no encéfalo e uivar de gozo pedindo mais.

View blog authority