blog caliente.

23.12.04

Postal de Natal

O Natal é assim, como diz o besugo: reúne-nos, reconcilia-nos. São tontinhos, os lugares comuns de quem, com desinspirada tibieza, ainda cultiva os lamentos gastos sobre o espírito natalício-consumista da civilização ocidental. Ou ressabia em permanência ou tenta esticar-se, em bicos de pés, para alcançar improvável destaque. Ou ambas, até porque ambas estão geralmente associadas. São aqueles, pobres tontinhos de umbigos autofágicos, que dizem não gostar do Natal no mesmo tom inconsequente com que se diz, na pré-adolescência borbulhenta, que se quer ser cantor de variedades.

A véspera de Natal torna tudo mais bonito. A noite é mais longa e mais protectora - é mais noite. Gosto de olhar a árvore enfeitada, de me lembrar dos meus natais mágicos de quando era miúda, de contar aos pequeninos histórias sobre as músicas de Natal com que embalamos a noite. E gosto dos sorrisos, de toda a gente junta, dos olhares brilhantes. O Natal é assim por isto tudo. Não preciso de me juntar a ele, o Natal está comigo desde que me lembro de existir.

Noto que a blogosfera anda entretida a atribuir galardões. Sem especificar (que não consigo) só digo que gosto de andar por aqui. Por todos aqueles blogues de que gosto, por todos os que não conheço e devia conhecer e até por aqueles que nem uma coisa nem outra. Destacar uns seria deixar de fora outros, ainda que seja justo de acordo com a nossa subjectiva intenção. Mas é, sobretudo, inútil, porque as hierarquias só se fazem quando se impõem por si mesmas. Feliz Natal a todos.

View blog authority