blog caliente.

13.7.04

Ao Egas Moniz

Enganas-te, Alonso. A oligarquia que até agora estava legitimada era a que, ao concorrer às legislativas de há dois anos atrás, era encabeçada por Durão Barroso. Quem votou PSD (not me) votou em Durão Barroso para Chefe do Governo. Quem não votou PSD, votou contra essa oligarquia e contra Durão Barroso, mesmo os que fazem parte daquela significativa faixa oscilante do eleitorado que tanto se inclina para o PSD como para o PS e que tem, até, a força de gerar a alternância entre os dois partidos. O sistema político português não é parlamentarista puro, como tu bem sabes, que eu sei que estudaste Direito Constitucional e Ciência Política nos intervalos da esbórnia dos tempos de estudante. Mas, mesmo que o fosse é, no mínimo, lamentável - para não dizer perturbador - que os Chefes de Governo cessantes sejam substituídos por figuras mais ou menos consensuais no seio dos aparelhos partidários e com base em critérios insondáveis e não controláveis. Aguentaremos durante dois anos com o PSL como podíamos, em tese, ter de aguentar com o apocalíptico Primeiro Ministro Alberto João Jardim ou até, imagine-se, o Tino. O Tino de Rãs. Não me venhas, portanto, defender princípios materiais se te reduzes a contrapor argumentos formais... já sabes o que eu penso sobre a forma e a matéria. O Evaristo é que, ao que parece, não sabe, que até me chamou pacifista quando eu pretendi exactamente o oposto: incitar os pacíficos à revolta.

P.S.: Cuidado com as gralhas, Alonso. Chamaste-me Loita. Ainda por cima sem acento, o que é imperdoável. E há outras, no teu texto que, de um ponto de vista psicanalítico, são possivelmente preocupantes.

P.S.2: Brevemente, espero eu, ser-nos-á devolvida, neste blogue, a maioria normativista. Aguardemos.

View blog authority