blog caliente.

11.7.04

Ó besugo, não me lixes tu. Pensa bem...

Não sei em que sondagem, que eu não conheço, te inteiraste da falta de agitação social. Podes, evidentemente, dizer-me que eu também não analisei sondagem nenhuma para me aperceber do contrário. Mas o que eu vejo todos os dias e que tu não viste é que a "crise política" substituiu, nos temas de conversa, o campeonato da Europa, imagina tu. Podes dizer-me que isto é muito pouco. Podes dizer-me que a esquerda mobilizou (ou manipulou) os seus simpatizantes. Mas fez, concordarás, aquilo que lhe competia. As manifestações colectivas, a favor ou contra, fazem-se de mobilizações e não te esqueças que a direita fez o mesmo (embora sem brilho nenhum, diga-se de passagem).

O que tu não queres ver é que a crise política e a tal agitação social existiram e existem, porém, por si só e independentemente disso. Não foi a esquerda ou a blogosfera que a criaram, mas sim a promoção inusitada do José Manuel. E o JS consultou todos menos os que, soberanamente, podiam decidir: os eleitores, mesmo que estes viessem a decidir no sentido de que seja formado um governo Jet-Set, como vai acontecer. Ou seja: mesmo que daí resultasse uma renovada manipulação, com a diferença de que se trataria, então, de uma manipulação devidamente representada. Eu sei o que pensas do voto popular, mas eu prefiro um voto popular distorcido do que uma oligarquia de notáveis a decidir por mim, por ti e por nós todos. Isto, ainda que não fosse constitucionalmente sustentável (e até o é), é que devia ter sido o fio condutor da saída da "crise".

E eu sei, de resto, que tu concordas comigo. Pensa bem...

View blog authority