blog caliente.

28.6.04

Eu e o Euro - Os Comentadores

1. Este Euro, tem permitido observar o que de melhor / pior tem aparecido em termos de cobertura jornalística, incluindo a televisiva. Os comentadores de serviço nas diversas TV's, o nível de cobertura jornalística das conferências de imprensa da nossa selecção (e se calhar das outras) situam-se a um nível confrangedor, para não dizer francamente mau. Com excepção do extraordinário contributo televisivo de José Mourinho no Portugal - Espanha (uma lição do que deve ser um comentador a sério - ou seja um expert na matéria, que nos elucide, informe, esclareça sobre aquilo que está a acontecer), da TSF com a dupla F Correia / Perestrelo e o comentador Pedro Gomes, o resto é patético - a roçar a imbecilidade.
2. A RTP tem o programa diário sobre o Euro, que percorre diversas localidades (aspecto muito positivo) convidando várias personagens - nenhuma delas a dar o mínimo contributo adicional á cultura de qualquer treinador de bancada português - que geralmente é mau. O lote é composto por cromos que só dizem bacoradas: Paulo Sousa de fato e gravata, Oceano, Helder, e outros variáveis consoante o local e outros critérios desconhecidos. O programa acontece em locais muito ruidosos (ás vezes o C Daniel e convidados comunicam aos gritos) sendo um deles, para desespero dos meus impostos, o Bar Sete do Luisinho Figo e P China (imaginem só !). O que a TV pública deve ter pago para fazer aí o programa, não sei, mas o lobi Figo na FPF é impressionante. As filmagens em Vilamoura são despudoradas em termos de publicidade, para uma TV paga por nós (alguns de nós, entenda-se). Aspectos da elevada promiscuidade deste Euro !
3. Os médicos da selecção portuguesa devem ter um trabalho de recuperação (mental) dos atletas impressionante! Sobretudo depois das inacreditáveis conferências de imprensa. É claro que a maior parte deles não investiram nada em desenvolver 1 mm3 de massa encefálica. E são recompensados por isso.
4. Comentadores / jornalistas no seu melhor (a minha selecção).
- Ter boa condição física é uma vantagem importante em alta competição (Paulo Sousa)
- São equipas muito fortes, se estão nas meias finais é porque ganharam os jogos decisivos (Oceano)
- Acha que a selecção holandesa é uma selecção forte neste Euro ? (pergunta a Deco)
- O que conhecem os jogadores portugueses desta selecção holandesa ? (o mesmo jornalista em nova pergunta a Deco - já a esboçar desvio da comissura labial)
- Acha que Van Nistelroy pode fazer a diferença ? (idem)
- Ganhou a R Checa porque foi mais forte que a Dinamarca (P Sousa)
- O Luis já deu muito á selecção nacional (Helder)
- Ganha quem marcar mais golos (quase todos os comentadores)
- Só é golo se a bola entrar na baliza (idem)
- A R Checa, a Holanda, Portugal e a Grécia são as melhores selecções em competição (idem)
- São as mais forte candidatas ao título (idem)
4. Eleições.
- O melhor comentador: José Mourinho
- O melhor jogador português em conf de imprensa: Costinha
- O melhor treinador: Scolari
- A melhor claque de apoio: Portugal
- O melhor comentador não profissional: José Manuel Durão Barroso - comentários ao nível dos profissionais (discurso tipo ....fomos mais fortes, ganhamos bem, sofremos muito, etc, etc...)
5. Personalidades: até a Clara Pinto Correia escreve sobre o Euro em pelo menos dois jornais (já li dois artigos dela no mesmo dia). Também o Tomás Taveira, Miguel Portas do BE (aquela covocatória de manif contra o novo PM virtual, por SMS - via multinacional vodafone - esteve o máximo - só faltou a destribuição de haxe, a fogueira, e no fim a H Roseta a cantar o Hair...)
6. E assim lá vai o meu pobre Portugal, com as suas qualidades e defeitos, em direcção á glória. E estou aqui para ver, quem vai ser o culpado !

View blog authority