blog caliente.

24.6.04

Esguichos de besugo

1 - A dar crédito ao que se lê e ouve, hoje seremos, uma vez mais pioneiros. Pela primeira vez na história dum Campeonato da Europa, um desafio em que um dos contendores é o país anfitrião será visto, "in loco", por uma maioria de adeptos do país adversário. Creio, mesmo, que isto é uma estreia mundial.
Haverá quem pense, caso isto se confirme, que calhou assim. Mas não. Isto tem a ver com a hospitalidade, com a retoma e com a pedagogia.

Evidentemente que a gente gosta que os britânicos se sintam em casa. Porquê? Porque somos hospitaleiros. A maior parte dos nossos reporteres adoram entrevistar britânicos (e outros mamíferos que nos visitam), sobretudo para lhes poderem fazer aquela pergunta fulcral, que é "o que é que o senhor pensa de Portugal e dos portugueses?". É sempre bom que se vão questionando estas pessoas oriundas de civilizações superiores, todas as vezes que houver oportunidade, porque assim ficamos a saber que eles acham que temos bom clima e excelente comida e que, além disso, somos simpáticos. Geralmente, depois de nos prestarem estas importantes informações sobre a nossa Pátria, os estrangeiros costumam berrar o nome do país deles nas ventas do repórter, o que não deixa de ser um acto pedagógico, destinado a permitir que a gente os distinga uns dos outros.

Depois, há a questão da retoma. A nossa fineza tem um intuito estratégico óbvio, que consiste em prodigalizar salamaleques ao elegante, decorativo e higiénico "brit-people" a ver se ele, depois, perfeitamente seduzido, quando chegar Agosto, retoma os caminhos lusos para ver se acabamos de encher Quarteira.

Além disso é sempre educativo proporcionar aos ingleses, ao vivo, uma lição de bola.

Como de costume: tudo pensado. Adoramos quando um plano dá certo.

2 - No "Sun" de hoje há uma fotografia interessante que mostra um grande plano da superfície plantar dos pés de Rooney (aquilo deve destinar-se a ser lido durante as refeições, ou assim). Aquilo tem uma espécie de legenda, que é para os leitores perceberem que a imagem não se destina, apenas, a estimular a libido das "bifas". Diz lá, mais ou menos, para "os portugueses se irem preparando para o espezinhamento". Como naquele jornal adoram escrever coisas assim dirigidas directamente à inteligência, até fazem um trocadilho giro entre "the feet" e "defeat".
Como o "Sun" online não dispõe da opção "odores", fica a gente sem saber duas coisas importantes:
1 - Se o Rooney é lavadinho.
2 - Se no fim daquela esperta piada algum dos redactores disse (ou emitiu) um "fart". Que é uma coisa que faz rir muito os ingleses, como se sabe.

View blog authority