blog caliente.

15.4.05

Futebóis de besugo

1 - O problema do "nivelamento por baixo" da SuperLiga:
Como toda a gente deve saber, não é um problema. A não ser para Joaquim Rita e outros artífices do futebol falado em Portugal.
Fala-se nesse nivelamento por baixo desde que o Benfica deixou de ganhar campeonatos e de ir a competições europeias. Desde que deixou de haver possibilidades (no Benfica) para comprar e manter Strombergs, Magnussons, Mozers e Ricardos Gomes. No entanto, nessa altura, o campeonato português não valia nada. Toda a gente sabia que antes dum Rio Ave - Benfica só faltava saber quem marcava o 4º golo dos lampiões. Ainda hoje pagamos por isso, por essa gesta heróica e inconsequente de ter um clube nos píncaros da lua e dois nos arredores. Ainda hoje há quem se atreva a perguntar a Jesualdo Ferreira e a Rui Águas se o Braga luta pelo título, esperando respostas do género da que eles dão, roendo-se todos: "Nós? Nós não, nós é só o melhor possível...".
Bolas! O melhor possível é ganhar, não é? Que mania de ser pequenino, parece que nos empurram para baixo! É o medo de falhar, é? Eu sei o que isso é, mas cada vez mais vou sabendo, também, que esse medo é tão generalizado que mais vale não falar dele, que quanto mais falamos mais nos empurra.

Mesmo assim, com o nivelamento por baixo tão querido aos "nossos queridos jornalistas desportivos", o Porto ainda é campeão europeu (e, se tudo correr como eu espero, o Sporting ganhará a segunda liga europeia - eu sei o que escrevi quando o Porto ganhou a UEFA, chamei-lhe segunda liga e sou coerente - contra a equipa que o Porto remeteu à UEFA, o CSKA). E a resposta à questão do preferencial "nivelamento por cima", que seria grato aos nossos teóricos da bola, a resposta é esta: estamos, já, praticamente, nivelados por cima. O nosso "cima" é que é mais baixo. Mas ainda dá para o Porto eliminar o MU, o Sporting o Newcastle e o Benfica se bater com o Anderlecht e o Inter. Eu gosto mais assim.

2 - Tanto gosto, que vos digo isto:
Estive a ver o Beira-Mar - Boavista. E gostei da segunda parte, a metade que vi. Jogava ali o último com o quinto. Gostei de ver. Afirmo isto: o Beira-Mar e o Boavista não são piores que o Newcastle, nem que o Middlesbrough, nem que o Feyenoord, nem que o Rosemborg, nem que o Rapid de Viena, nem que o Auxerre, nem que o Villa Real, nem que o PSV, nem que o PSG, nem que o ... Inter!
Olhem, vão antes por aí. O nivelamento é para ser medido na mesma óptica de globalização que se mede o resto. É ou não é o nível médio do futebol português melhor hoje que há dez anos? Nem gosto de medidas, eu. E a minha frase sobre a globalização é uma bosta. Mas já que medem, pensem. Antes de medir. Seus agrimensores flácidos!

3 - Carlos
Carlos, o guarda-redes com "tiques" do Boavista, será seleccionado por Scolari em breve tempo. É muito bom. À Preud-d'Homme, a mesma estampa. Reparem bem. Sobretudo nisso, deixem os "tiques", o homem merece muito mais que isso de lhe repararem nos detalhes dispiciendos.

4 - Nem o Belenenses tem, quanto mais!
O estádio do Beira Mar nem meão estava de cheio. É pena. Eu gosto de Aveiro, por motivos que se prendem, sobretudo, com a ria. Gostaria mais de Aveiro se o Beira-Mar jogasse, mesmo, em casa. Os clubes portugueses não têm adeptos, a não ser os 3 maiores. Isto é péssimo. O Saragoça, o Numância, o Aston Villa e o Rennes têm! O Beira-Mar e o Braga e o Belém não. Parece que jogam sempre fora. Como o Estoril vai jogar, contra o Benfica. No Algarve.
O Algarve é um bom sítio. E isso nem importa: o Sporting não precisa de saber dessas coisas. O Sporting precisa é de ganhar os jogos todos, para ser campeão. Se o fizer, o Estoril até pode receber o Benfica em Braga, que é onde o Benfica se sente mais em casa.
E o Sporting fará isso. Ó Deus, se tu me escutas, fará.

View blog authority