blog caliente.

10.10.04

Lumes pequenos

Não é o Estado que faz essas coisas perversas que refere, CAA, desculpe: são os governos.

Os governos são entidades cada vez mais privadas que tendem (eu disse "tendem") a ser subsidiadas pelos partidos de cujas profundezas emergem, pelos grupos que financiam os partidos ("em partes iguais, damos a todos, por isso calem-se!" ) e, pasme-se, pelo Estado propriamente dito. O Estado subsidia isto porque não tem outro remédio, espartilhado entre quem acha dele, Estado, que "somos todos nós" (e lho exije) e quem afirma, com brilho, que "são os outros todos"(e lho exije, também).

O Estado mais não tem feito, sejamos justos, que suportar tudo isto com o estoicismo de quem recebe em sua casa ("faça favor de entrar, senhor governo novinho em folha, pleno de ministraria!") e tem de aturar convidados que insistem em lhe enlamear o assoalho. E gasta-se cera em barda, nisto tudo, ainda por cima. Basta ver os "convidados" de agora e lembrar outros que já sairam, às patadas.

Talvez fosse bom voltar atrás, uns meses, na blogo-conversa. E redefinir (no sentido de "definir outra vez, para os que não sabem, como o besugo") Estado. Sem citações, que são sempre potencialmente (eu disse "potencialmente") subsidiadas: assim rapidamente, de forma simples (para os simples), ao correr da pena. Que é isso do "Estado", que afinal não é o que a gente pensava que era? Que vem a ser esse unicórnio azul pouco amorável, nada amoroso, totalmente merecedor de cadeira eléctrica, de potássio, de pedradas?

Ou então não. Ficará, talvez, melhor assim. Provavelmente é má ideia, não dá jeito nenhum, "não sabem, tontos, vão ler"! Sempre isto das leituras recomendadas ao serão, que sina!

Mas fica a candeia acesa, que enquanto lhe durar o azeite vou eu vendo o meu caminho.

View blog authority