blog caliente.

11.8.04

A flauta de Pim

Em boa hora surgiu este blogue. Deve ser o blogue do Dr. Dias da Cunha (olá, senhor Presidente!), a julgar pela "nota de apresentação":
"Porque um país às avessas parece precisar de arreios, regresso para ensinar. A Pátria como ideologia. Portugal como insígnia. Ouvi as vozes dos saudosos que por mim clamaram. Contra o sistema. A bem da Nação."

Estou a brincar. Dias da Cunha não é para aqui chamado, por inúmeras razões.

Pode-se ressuscitar Salazar? Claro que pode! Brinquem para aí.

Que recordações me traz isto?
Bom, de Salazar lembro-me mal, mas recordo a excelente voz de capado que tinha, o tremidinho nas exaltações, aquele pensamento de serrano que saiu da serra mas continua a pensar que o mundo inteiro é a sua serra. Problemas de carpintaria, seguramente, e não forçosamente com serras: vai-se a ver, ao aplainar um bocado de "platex", a plaina furou-lhe o escroto, vazando a grossura da voz por um orifício fistular. Sobrevém sempre uma gangrena, uma sepsis, um catabolismo fatal, a este tipo de acidentes, em personagens predispostos à doença. E a voz afina, afina bem mais que a capacidade de pensar, que se limita, no serrano, à serrania. Um bucólico nem sempre é boa pessoa e, está provado, pode ter vozear de flautim.
Por isso defendo que certos utensílios cortantes devem ser reservados a quem sabe usá-los. Eu, a Salazar, desaconselharia, mesmo, a sovela.

Por mim, vejo-o, numa reencarnação qualquer que lhe tocasse, a fazer laçarotes para prendas de casamento. Ou a pentear bonecas de porcelana, embevecido. Ou a pontear peúgas de lã, à braseira, pisando a unha encravada da senhora sua prima enquanto cosipasse. São fetiches? Pois são, é isso e imaginá-lo, ao falecido capadote, de ligueiros. A descascar freirinhas. Que parafernália barroca!

No entanto, se reencarnasse e fizesse um blogue, descansemos: chamar-se-ia "Combazinha minha que te quero nossa".
Que ninguém se assuste, estamos na silly season, até as assombrações se parecem vagamente com caricaturas. Espectros engraçados que nos enfeitam o "countdown" para as merecidas férias.

View blog authority