blog caliente.

30.6.04

Filmes

Fui reler um texto do Dupont sobre o Mystic River. É aquilo tudo que ele diz, acredito perfeitamente. Mas tenho o grave defeito de não saber ver filmes assim, bem vistos. Não analiso bem. Sou incapaz de me emocionar com as fúrias histéricas de qualquer Sean Penn prejudicado no seu direito a ser poderoso e feliz. Interessa-me sempre a felicidade dos fracos, suprema impotência da semelhança que se rende. Irrita-me tanto que me desgasto na vontade de mudar roteiros, tramas. Como imbecil moralista que sou, sirvo-me dos filmes para as conclusões que já tirei. Comporto-me, estupidamente, como um selvagem avesso à aprendizagem. Todo eu pedia para que o Tim Robbins desse uma coça valente no franzino Penn em vez de lhe morrer aos pés. Não tive sorte, preferiram mostrar-me como são as coisas, em vez de, mais uma vez, me mostrarem as coisas como eu queria que fossem.
Eu não sei ver filmes assim. Só gosto deles, só os vejo bem, quando me servem de bálsamo.

Leiam o lúcido texto do Dupont, porque o filme é como ele disse. As coisas nunca são como eu digo, o que é uma sorte para todos, até para mim.
E juro pela saúde dos meus filhos que o que escrevi não transporta nenhuma ponta de ironia. Só se fosse de amargura, mas eu sou muito rápido a sair da confusão, nem isso quero.

Adiante. Amanhã há Euro, outra vez, e vamos ganhar, se Deus quiser e nós também.

View blog authority