blog caliente.

7.2.06

Dispéptica está a tia

Não é um empatezito que me dá azia. Cinco-ponto-cinco acima do nível do mar. Dos peixes, dos moluscos e até das piranhas. Mais alguma coisinha, besugo?

Quanto à tua intolerância face à tolerância. Insistes em defender um mundo monocromático, maniqueísta, feito à imagem de um filme de cowboys. Mas a vida real é bem diferente dos filmes. E, repara, não se trata sequer, de ser pior: é muito mais rica, mais... encorpada. Bem mais difícil de perceber, pois.

A tua visão nós-contra-eles do mundo há-de ser semelhante a muitos ocidentais e a outros tantos árabes (ou talvez mais, concedo; eles são muitos). Não se sabe, ao certo, onde está a gente boa e a gente má. Eu, pelo menos, não sei. Como tu próprio dizes: há os tipos de Quebradas, há as prisões da CIA algures na Europa, há a prisão de Al-Graib, há o bloqueio a Cuba. Tudo deste lado do mundo. E do outro lado também.

Enfim, afinal, a diferença visível, no que toca a actos de violência, é a de que eles fazem mais barulho do que nós. Matam e ostentam o troféu. Coisa de gente ignorante, vista daqui, do civilizado Ocidente, que não mata por fé, mas por petróleo (ou por nada).

É esta, a tolerância: a apreensão de que ninguém detém o exclusivo do mal. Um pequenino esforço para ver o mundo a cores.

Ó besugo: compra uma caixinha de guaches.

View blog authority