blog caliente.

3.11.05

Quase sem tempo para escrever ...

Porque a leitura continua a ser o meu principal modo de me relacionar com este blog, aqui deixo umas "soltas" (o besugo chama-lhe "esguichos", mas eu infelizmente não sou peixe) sobre algumas das coisas que venho lendo. A ordem das "soltas" é arbitrária e não tem necessariamente a ver com a ordem cronológica por que aqui foram tratados os assuntos em causa:

1 - Tugir - lamento, mas não sei fazer links, espero que leiam que também me senti lisongeado pela simpática referência a este nosso "bloguinho" de notas. Não me sinto pessoalmente lisongeado, porque tão raramente escrevo que acredito que a referência ao meu "nome" se deveu a mera cortesia. Mas apreciei o que apreciaram. É que é isso mesmo que eu aprecio. E, aliás, pouco mais aqui venho fazer do que distribuir galhardetes aos meus próprios colegas de blog. Eles merecem, pelo bem que escrevem, e pelo mal que pensam ...

2 - blogómetro - Não sabia que isso existia e fui ver o ranking. Mas o "gatas nuas" é de fazer pecar um santo. E eu nem sequer sou santo. Acho que a lolita devia escrever qualquer coisa lapidar sobre estes blogs desavergonhados. Mandá-los de um molhe abaixo, em dia de rebentação forte, enfim ...

3 - Alegre - Soares - Cavaco - Os meus colegas andam por aqui a pedir justificações um ao outro e (o besugo) a tentar que a lolita vote anti-Cavaco na segunda volta. Eu cá estou sossegado nessa matéria. No Soares é que não votaria nunca, nem que do outro lado estivesse o Louçã. Eu cá, sapos, não engulo. É que nem sequer sou comunista (além de não ser santo).

4 - Cavaco e a profissionalização da política - Que o Cavaco tem uma dimensão profissional que não se esgota na política é uma evidência. Que o Soares só tem a dimensão que a política lhe deu é outra. Que o Cavaco continua com a mania de se demarcar da restante classe política é ainda outra. Que o Soares tem uma capa de verniz tão fina que qualquer coisa a faz estalar é mais uma. Que a classe política está enxameada de pessoas que não sabem fazer mais nada se não "politiquinha" é das maiores evidências que conheço. Que não é com atitudes como a do Cavaco que as coisas podem melhorar, parece-me evidente. Em suma, ficámos na mesma, ou pior, no que respeita à sedimentação da convicção popular de que "os políticos não prestam". E não prestam mesmos, o que é a pior evidência de todas as que constam deste parágrafo.

5 - 1755, o Marquês, o despotismo e o liberalismo - A lógica da lolita, no singelo post que escreveu sobre isto, é "da batata". É claro que o Marquês de Pombal é um personagem questionável, e o que fez bem nada retira ao carácter brutal e impiedoso da sua regência. É certo que, 250 anos depois, podemos encarar tudo isso numa perspectiva fria. Como encaramos o facto de que o que motivou o francês conde D. Henrique a vir à Península foi chacinar muçulmanos, em nome de Deus. E essa foi a origem de Portugal. Dizem ...

6 - Cabo Verde - Se a independência de Cabo Verde foi uma trágica consequência de os Guineenses quererem ser a metrópole desse arquipélago, mesmo a simples autonomia desse pequeno País não passa de um sonho. Ainda assim, Cabo Verde pode usar de mais ou menos inteligência na gestão da simpatia que o seu povo, pequeno mas verdadeiramente admirável, granjeia a quem lhe pode dar o necessário para não ser apenas mais um povo de pedintes gerido por uma cáfila de corruptos, como acontece na generalidade dos países africanos. E, por isso, quem tem razão é o Medeiros Ferreira. Duvido que haja melhor país na África sub - sahariana. Se calhar, em toda a África.

PS - lamento as eventuais gralhas, mas isto sai mesmo sem ser revisto. Eu cá não peço opinião à lolita antes de publicar textos. Até porque, se pedisse, ela não deixava sair nenhum. Tungas.

View blog authority