blog caliente.

19.9.05

Histórias pequenas de enquanto andava a aprender (2)

Os internos gerais rodavam, fosse dia ou fosse noite: triagem homens, triagem mulheres, pequena cirurgia, OBS. Era sempre a mesma coisa, a vida é feita de ciclos, de círculos, não sei se já vos tinha explicado: não é feita de pontos.
Bom, na pequena cirurgia é feita disso mesmo, e naquela noite era na pequena cirurgia o meu posto. A cosedura costumava distribuir-se assim: 75% de cabeças, 15% de membros e 10% de outras feridas dispersas pela anatomia topográfica. Chamávamos os cirurgiões o menos possível, porque era suposto aprender fazendo e não vendo os outros a fazer. E por outras coisas.

Cosia a sexta cabeça rasgada (seria?) quando houve burburinho na triagem homens. Não liguei, era afastado. E não era comigo. Passou a ser quando me indicaram para transportar, de ambulância e atropina em seringa, um intoxicado por organofosforados (o protótipo é o 605 - Forte, um pesticida) ao Hospital de Santo António. Precisava de cuidados intensivos, no S. João estava tudo cheio, ala.

Disse que sim e pensei: vou, quando voltar é madrugada alta, acabou-se a noite, vou brilhar no sol.
Era de verão.
Fui. Ir e não ir, chegar e não chegar, explicar e não explicar, voltar e não voltar, eram 4 da manhã. Vinha calmo, mas passou-me. Na sala da pequena cirurgia, uma legião de candidatos a pontos aguardava pelo meu cansaço. "Nenhum filho da puta tratou disto? O Cardoso, onde se meteu?". - "Está para a medicina, numa paragem, há mais de duas horas". "Então foda-se!".

Cosi-os a todos. Como se fossem só um, já para o fim. Já para o fim, aliás, quando eles me pareciam só um, bati com a calote craneana no holofote que me iluminava as cabeças sangrantes, sempre iguais, que cosipava. Tirei a luva, levei a mão ao cocuruto, e vi lá sangue. E senti um pequeno lanho.

Acabei o que estava a fazer, faltava só o Betadine, a antitetânica e a receita, tirei a luva que faltava e deitei-me na marquesa. De bata.
"Chamem o Cardoso, esse boi, que tem aqui três ou quatro pontos para dar".

E esperei. O Cardoso teve de me despertar para me dar 3 pontos. Pequena pontuação para quem cuidava merecer mais linha.

View blog authority