blog caliente.

16.8.05

Ditongos

Image hosted by Photobucket.com

O museu da Póvoa é este. Por fora.
Serve esta, evidentemente, para falar de Viseu.

Ora, então, quanto a Viseu: é uma cidade relativamente pequena, com muitas rotundas, um bocado árida, com contentinhos a mais (consta que há, por lá, em barda, quem acredite que Cavaco vai voltar, fumando o "português suave da competência numérica"), que digerem, agora, outra frustração.

Explico isto? Perfeitamente.
Depois da merecida derrota "do Cândido" - é que se viam "tugas-provavelmente-viseenses" a apupar o solitário russo, nas bermas de Viseu, senhores!, estavam ali quase todos aos urros, ostentando verde-rubra bandeira, envergonhando o ideário geral do ciclismo, que é a dura e bela luta do indivíduo (ainda por cima num contra-relógio) contra a sua dor, em nome dum "tuga"qualquer que "joga em casa" -, dizia eu que, depois desta amargura de parolos, veio agora toldar Viseu, ainda mais, a impotência da nossa selecção de gajos com cara de burros (com raras excepções) em ganhar à Hungria. A Hungria não joga grande coisa, mas nós também podemos limpar as mãos à parede. Isto é cristalino.

O público de Viseu queria ópera. Mas ópera não é cá, nunca foi: cá (e em Viseu, já agora) é mais fadinho e, ultimamente, aquela merda do hip-hop e dos tipos que "rapam". Ou aquela coisa híbrida que os Dauísel fazem, aquilo que é para agradar, ao mesmo tempo, aos filhos e aos pais dos filhos, aquela seborreia inter-geracional, isso, aquela grossa e trenga merdice. E, também, já agora, aquela desgraceira dos "Humanos", já ouviram(?), sim, aquela miscelânea que é totalmente inaudível sem ser por uma causa qualquer que envolva interesses de barbearias e talentos frustrados (e fenecidos) de pouco Pitralon e muito paroxismo tonto, transformado em saudadezinha apanascada.

Bom. Viseu teve o que temos sempre: teve de mais e de menos, que Viseu é como nós, é consoante.
E eu prefiro vogais. Vogais abertas. E alguns ditongos.
Mãe. Estás bem, Mãe? Estás na Póvoa, ainda, Mãe?

View blog authority