blog caliente.

11.8.05

Curiosidades da vida animal

Apesar dos incêndios, da crise sem fim à vista desarmada, da chuva em Agosto e dos shows eróticos do gorila da Quinta das Celebridades, a vida na aldeia continua aprazível. Daqui a uns dias cerca de cinquenta mil pessoas estarão entaladas num estádio de futebol rendidas ao poder magnetizante dos Iútu, banda já lendária e idolatrada por qualquer conaisseur que se preze e que se vem aproximando perigosamente do nobre e exclusivo estatuto de dinossáurica. Estatuto esse que se adequa na perfeição ao elefante branco onde os rapazes se propõem a pôr os tais cinquenta mil aos saltinhos ritmados, todos orgulhosos na sua condição de eleitos do desígnio, quase religioso, de poder ver, ao vivo (pahhh!) o Bono, aquele rapaz já entradote a quem, um dia, Frank Sinatra chamou "fucking freak" quando, por razões estritamente comerciais, se impôs que ambos se encontrassem para gravar "I've got you under my skin". Num certo sentido, o Frank também era um dinossauro. Mas isso passou-lhe rapidamente quando feneceu, retirando-se-lhe a catalogação animalesca para passar a ser designado, simplesmente, por clássico - o que é, convenhamos, bem mais respeitável.

Há uma larga franja de indefectíveis militantes dos - ainda - dinossauros Iútu que ainda hoje se lamentam por não terem arranjado bilhetes para o arraial. No mínimo, o quadrúplo dos que lá estarão, se descontarmos os que, desistindo, se deslocaram para o Algarve ou para os safaris na Tanzânia. É assim, na aldeia. Todos morremos por ver estrelas das genuínas, das que organizam arraiais à escala planetária e são tão poderosas que podem, até, dedicar-se à filantropia sem prejuízo de monta.

Unidos que estamos em torno de um fascínio, mal pareceria, até, que cá viessem os galácticos e que não os honrassemos com uma pequena demonstração da nossa idolatria. Os Iutú serão, por isso, condecorados por Jorge Sampaio - que ainda não é dinossauro mas que será, ao que tudo indica, substituído por um.

View blog authority