blog caliente.

17.5.05

Coisas da blogosfera

O Altino perguntou, eu respondo. Por mim. Os outros companheiros responderão se entenderem, como entenderem, quando entenderem.

1 - Na tua opinião a blogosfera lusa tem impacto na sociedade portuguesa?
Não sei, Altino. Penso que não. A maior parte dos portugueses não lê blogues. A blogosfera como que se auto-impacta. Oxalá se resolva o caso sem cirurgia.

2 - Quem aconselharias a criar um blog e porquê?
Bom, eu já tenho dificuldade em manter os "bloggers" residentes que convido... A maior parte chateia-se comigo... Acho que ninguém. Sinceramente.

3 - Qual a tua opinião sobre os livros que nasceram dos blogs?
Não li nenhum. Não sei dizer. Se me perguntas se acho bem que se façam livros a partir de textos de blogues, acho que sim, por que não?

4 - Qual a tua opinião sobre blogs pagos?
Há disso? Acho bem, desde que eu não tenha de passar a pagar para os poder ler...

5 - No caso de já conheceres o Blog " Abrupto" qual a tua opinião sobre a carta à mãe que Pacheco Pereira lá colocou.
Achei bonita e terna, a carta. Já tinha dito ontem, curiosamente. E é. Sobretudo bonita e terna.

6 - Se o teu blog não fosse esse mesmo que blog gostarias de ter? Porquê?
Eu gosto muito de escrever neste e de ler os outros. Gosto deste, se não o tivesse acho que gostaria de ter este.

7 - Alguma vez um blog te influenciou politicamente?
Não. E também não acredito que o meu tenha influenciado quem quer que seja, seja no que for.

8 - Que celebridade "blogosférica" gostarias de conhecer e porquê?
Gostaria de conhecer muitos dos bloggers que leio, mas não me parece fundamental. Chega-me continuar a lê-los. Célebres ou não.
Isto é uma questão de escrita e de leitura, para mim, não acredito em sessões de autógrafos, se me entendes. Uma vez fui a uma coisa dessas, do Lobo Antunes, e estive para lhe tirar os livros das patorras, o tipo era (não sei se ainda é) uma espécie de visco vermelho arruivado, quase a explodir de si enquanto assinava, desdenhoso. Deixei de poder lê-lo, porque passei a associar os textos ao indivíduo, e como não gostei dele colei-lhe aos livros a fronha e a atitude que lhe vi: "jarrão cabotino, pascácio tonto, para ti bastas tu". Isto foi assim, garanto.
Acrescento, aliás, que duvido que alguém quisesse mesmo conhecer-me. Para quê? Que credibilidade (ou que falta dela) acrescentariam, ao que escrevo, a minha cara de besugo, as minhas iniciais, mesmo o meu nome completo?

9 - Qual a tua opinião sobre os blogs anónimos?
Depende dos blogues anónimos. Há poucos assim. Mesmo este, vê bem, tu que o lês às vezes: achas que é anónimo? Não é, pois não?
O anonimato é o quê, além do nosso estado natural de desconhecidos que se vão revelando, em tendo oportunidade para isso? Claro, amigo, claro: depende sempre dos outros, se te lêem ou não te lêem, se não te vão lendo (e, a ti, até vão) não te vão conhecendo. Mas podes sempre escrever para ti, que mal faz isso? Não é tão bom, mas sabe razoavelmente. Se não soubesse não andávamos aqui. Ora pensa.

10 - Qual a tua opinião sobre os encontros de bloggers?
Olha, não sei, nunca fui a nenhum. Mas já fui a congressos, deve ser parecido, uns mais chatos, outros mais interessantes. Repara que escolho os congressos a que vou de acordo com os temas. Não vou, simplesmente, a congressos, percebes? Irei, se puder (e se me convidarem) a um encontro de bloggers cujo(s) tema(s) me interesse(m). Doutra forma, a minha blogosfera é aqui.
Mas vou almoçar contigo um dia destes, é questão de ambos podermos e de nos dar para aí! Combinamos e vamos, isso é diferente! Vamos ao Nordeste Trasmontano, na Rasa, até te entalas só de me ver a desbastar uma posta mirandesa (se é que ainda lá se fazem boas).
Entendes? Espero que sim, que tu às vezes és torto e treslês conforme te dá..

Vê lá se te aguentas com o teu Benfica, rapaz. E não me agoires a quarta-feira, pelo amor de Deus! E hás-de mandar-me informações sobre uma dessas camas que aí mostras no "fudidu" : parecem-me arranjadinhas para esta carcaça que, às vezes, ao fim dos dias, já me dói... devem ser é caras, não?

View blog authority