blog caliente.

3.2.05

Sócrates & Santana

Unem-nos o calculismo e a ambição. Nenhum deles é emotivo: Sócrates tem a mesma expressividade corporal do coelho da Duracell e Santana Lopes não consegue disfarçar aquele olhar furtivo, próprio de quem é capaz de vender a própria mãe ao quilo.

Na postura, são inteiramente distintos. Sócrates estuda a lição a fundo e nunca é apanhado em falso. É como um bom aluno, daqueles que decoram tudo para compensar a falta de dotes. Nos antípodas, Santana atira à sorte, joga a fortuna. É inconsequente e impreciso. Ainda hoje penso como foi possível que alguém que cultiva um nível de discurso próprio de um dirigente desportivo pôde chegar a ser primeiro-ministro. Nós somos europeus, caramba. Mas, enfim, Berlusconi também é.

E não nos lamentemos: só num país economicamente desafogado e socialmente exigente seria possível ver dois candidatos a governantes a discutir a biodiversidade e a manipulação genética num debate pré-eleitoral que durou menos de uma hora e no qual os temas saúde e justiça, só para dar dois exemplos, nem sequer foram abordados.

View blog authority