blog caliente.

14.1.05

"...é que já pagaram muitas crises..."

Vicente Jorge Silva, comentador, reafirma (depois de Cavaco e meia dúzia de blogues o terem feito, há uns tempos) que não há almoços grátis. De há uns tempos a esta parte, David Lodge anda a ser citado como se tivesse parido uma espécie de nouvelle phrase dos eruditos. Quando lerem "Terapia" os eruditos hão-de arranjar outro slogan qualquer. Talvez "uma dor no joelho pode ser maçadora", não sei.

Bom, VJS defende a utilização da linguagem da verdade por parte dos políticos (ou seja, admite que os políticos são tipos que tendem a mentir largueiro e deviam deixar de o fazer, o que é um
bom conselho) para conseguir uma espécie de mobilização geral do país e, aparentemente, tem a certeza que, desta vez, "infelizmente, já não chega passar a factura aos ricos".

Esta última afirmação é perfeitamente empírica.
Que raio de facturas importantes têm pago os ricos, assim dum modo geral (seria bom definir ricos, também, mas pronto) a não ser as das suas próprias e particulares despesas? Que enormíssima dívida de gratidão tem a população "excluída", "injustiçada" e pobre para com os seus ricos? Não brinquem comigo, por favor.
Eu, com o mesmo empirismo, digo que bastava, sim senhores. E que, se não bastasse, ajudava muito.
E, como isto nunca foi feito, até prova em contrário, pode ser que eu tenha razão.

View blog authority