blog caliente.

16.1.05

Coimbra

A verdade é que o Porto jogou muito melhor que a Académica, mas empatou. Devia ter ganho, que eu sei e gosto de futebol.
O certo é que o estádio de Coimbra é grande demais para Coimbra, mas está lá, todo ele feito do vazio que a Académica é.
Os olhos de puto reguila do Benny não bastaram, desta vez. Devia, talvez, almoçar a horas e mais frugalmente, o sul-africano galego.

O meu problema é que gosto mais do Sporting. É só por isso que retiro tudo o que disse, excepto aquilo do estádio de Coimbra. Pensando bem, até isso retiro, devagar e calmamente.

Eu explico: cuido ser o espírito coimbrão um dos grandes problemas de Portugal. Pelo menos em véspera de urgência, acho isto. É um espírito sobranceiro visto de fora, porque Coimbra só existe, como Coimbra, vista de fora. Por dentro, Coimbra é uma espécie de Lamego, em maiorzito.
É que, mesmo em hospitais, Coimbra está sobredimensionada. Não vive quase ninguém na zona centro do país. A maior parte das pessoas que lá vai é por causa do leitão da bairrada e vai-se embora logo a seguir. Coimbra é uma placa na auto-estrada.

E, no entanto, os HUC são um dos melhores hospitais do país inteiro. E ainda há os Covões! O centro hospitalar de Coimbra! Os sacanas são poucos mas vivem bem! Têm lá tudo o que nos faz falta, até os ratios deles são cómodos e inteligentes: têm espaço de manobra, ar para respirar.
O IPO de Coimbra é o melhor do país inteiro, eu sei que é. Não sei se ainda é o Dr. Manuel António (que jogou na Académica, como o meu Pai, antes dele, com muito menor relevo) que o dirige, mas é o melhor. É dimensionado a pensar no que pode acontecer e não naquilo que é suposto acontecer se tudo correr bem.
É a mesma coisa com o estádio: um dia aquilo enche e a gente percebe por que raio é que o fizeram assim, tão grande.

Tenho uma relação difícil com Coimbra, como se fosse uma mulher que me recusasse sem explicações, num dia antigo qualquer.
Nunca hei-de conseguir contar-vos isto bem. Muito menos antes duma urgência.

Odeio-os. No fundo, sinto que se está bem ali e eu não estou lá. O amor é fodido.

View blog authority