Comentário desportivo pequenino
São doze equipas. ABC-A, ABC-B, Francisco de Holanda-A, Francisco de Holanda-B, Fafe-A, Fafe-B, Fermentões-A, Fermentões-B, Callidas, Ancorensis, Ronfe e... ADG.O Zé Pedro joga na ADG, que é a única equipa trasmontana no campeonato inter-regional de iniciados de andebol. Não há equipas para se fazer um campeonato, no distrito de Vila Real. É por isso, triste e pobre terra a nossa. Não se pode fazer um campeonato só com o Flaviense, pois não?
A solitária, orgulhosa e pobre ADG compete dignamente com os seus confrades minhotos. Sou disso testemunha. A ADG perde e ganha jogos com as outras equipas. À 12ª jornada, primeira da segunda volta, ganhou 5 jogos e perdeu 7. Sou amigo do treinador mas não lhe dou as tácticas, sei lá eu disso. O mérito é todo deles, sou só pai e adepto.
Hoje, a ADG ganhou ao Francisco de Holanda-B por 27-21. O Desportivo Francisco de Holanda, de Guimarães, é um clube tradicionalmente forte no andebol. Em seniores, faz parte da Divisão de Elite, como o Fafe e o Fermentões. E o Sporting, o Benfica, O S. Bernardo. O ABC, que ficou na Liga, é uma potência nacional, também. Toda a gente sabe.
O que me enche de orgulho é o seguinte: se, nos jogos que faltam, a ADG ganhar às equipas B dos grandes clubes (e hoje ganhou ao Xico de Holanda, bom prenúncio), ao Ronfe fora, ao Ancorensis e ao Callidas em casa... e ao Fermentões-A em casa (fora perdemos por 3 golos, sonhar é possível), a ADG, associação de meritórios carolas que fazem mais pela Associação de Andebol de Vila Real que toda a sua hierarquia (árbitros incluídos), a ADG pode conseguir qualificar-se para o Campeonato Nacional.
Isto significaria derrotas consecutivas, evidentemente. Mas seria muito bonito. E mesmo justo.
<< Home