blog caliente.

7.12.04

Evidências(2)

Passando de novo antes de me render por hoje, vi uma evidência em que nunca tinha pensado. E resolvi fazer com ela um exercicio. Encontrar outra evidência. Parece-me um excelente método de achar evidências, este. Vejamos (com a devida vénia ao autor da evidência original):


Lembrei-me de comparar Pinochet com Zapatero.
Por quê? Porque podemos comparar o que quisermos, ora. E comprar o que desejarmos, claro. Bom, comprar é mais o que pudermos que o que quisermos, mas o querer interfere sempre. Isto é engraçado: não compro tudo o que quero mas é raro comprar o que não quero.
Evidentemente que só compro o que posso, mas isso é outra conversa. É como dizer que "Pinochet é coerente", elogiarmos-lhe a coerência e responderem-nos que "Pinochet é tenebroso", sem lhe beliscarem nem de leve a coerência. Pode ser-se tenebroso e coerente? Vamos perguntar ao senhor das trevas, talvez... "Ó diabo! Tu és coerentemente diabólico?". "Nem te respondo! Anda cá que já te acendo!".
É outra conversa, pois.
Por falar em senhor das trevas, dediquemo-nos ao Zapatero, em versão comparativa.
Vejamos:
"Pinochet é um ditador. Zapatero, não".
Pensando melhor, há evidências que não são comparáveis. Fica melhor assim, sem comparações, duas frases avulsas.
"Pinochet é um ditador".
"Zapatero, não!".


Véspera de prazo de contestação é dia de panfletos pequeninos, antecâmara de sonos mal dormidos.
Lolita: se azulas mais o céu vem-te aí um Verão que nem a natureza te agradece. Eu sim, que gosto de sol e de calor. O besugo também, embora seja capaz de afirmar o contrário pelo torpe (e duriense!) prazer de me negar na mais cristalina das minhas evidências.

PS - Fim do exercício. Experimentando com vários nomes de ditadores e de líderes partidários em regimes democráticos de que não gostemos, o resultado fica sempre bonito. Não faz muito sentido, mas fica bonito.




View blog authority