blog caliente.

6.12.04

Fidel et al.

Fastidioso? Pois.
Já escrevi em três ocasiões diferentes sobre o mesmo tema. Amigos JPT e João Tunes, cá vamos nós!

Leio, no Água Lisa: Não se pode estimar um ditador e ser-se contra as ditaduras. Uma afirmação com consistência e lógica semelhantes à de uma caucasiana a declarar "apaixonei-me por um nativo da Guiné Conacri, mas sou racista".

Ainda no Água Lisa: O problema cubano é a ditadura que oprime os cubanos. O ditador é o infra-problema. Decisivo, como é próprio das ditaduras. Meu caro: deixe-me tentar perceber a sua lógica dedutiva circular. O problema cubano é a ditadura que oprime os cubanos, certo. O ditador é um infra-problema, mas decisivo, como é próprio das ditaduras. O seu problema, João Tunes, é, portanto, o da ditadura cubana. O meu não é nenhum. Deixe-me explicar, antes que me arregale outra vez os olhos de espanto: o meu problema, o assunto em questão, não era a ditadura cubana. Era o homem Fidel. Quanto a si, vejo que alimenta ódios. Ódios civilizacionais, digamos. Ainda bem que já sei que não gosta das ciências ocultas, João Tunes; assim você já não me parece esotérico.

Quanto ao suplemento do JPT: lamento (eu também lamento, como se vê) que se tenha enredado irremediavelmente na meta-discussão, agora generalizada, ponto por ponto. A discussão sobre a discussão. Não lhe vi, na sua adenda, qualquer proposta de discussão de ideias, só vi amargo e orgulhoso capricho de ter razão a qualquer custo. A blogosfera é vaidosa, todos sabemos; mas ninguém quer, julgo eu, transformá-la numa fogueira das vaidades.

Desista desse tom acintoso. Deixe de circular em torno de velhos argumentos de onde não se evolui para coisa nenhuma a não ser para alimentar auto-estimas. Parece-lhe que isto é um conselho? Nada disso. O meu espelho, aquele que você diz saber que eu tenho, aconselhou-me a não me defender se não me sinto atacada. E não sinto, de facto. O que vejo, isso sim, é que para si é fundamental defender-se, mesmo quando ninguém o atacou e mesmo que, para tal, seja forçoso atacar. Veja lá onde foi parar a tal desfaçatez. Aí mesmo, desse lado.

Eu falei em Fidel, não discuti vaidades. Nem as vossas, nem as minhas. Querem saber mais? Leiam outra vez o que escrevi, se tiverem paciência e vontade.

View blog authority