blog caliente.

15.12.04

As virtudes dos jograis

Que má vontade a tua, besugo.
Eu acho que o pré(?) pós(?)-acordo apresenta enormes vantagens. Repara:

É bom para quem, no exercício do reflectido direito de voto, votar no PSD ou no PP, porque sabe antecipadamente que a coligação é uma possibilidade. Ao votar num dos dois partidos, escolhe a coligação e escolhe, também, a não coligação. Ao votar em Santana ou em Portas, saboreia-se o thrill do mistério, o tremor da fortuna. Assim como quando se joga na lotaria, ou, melhor ainda, como se votar fosse como praticar rappel. Convenhamos que isto imprime às eleições um colorido inovador...
E lembra-te: quando o Zé Manel se coligou com o Portas, não cuidaram de informar antecipadamente os eleitores, o que não é correcto; as pessoas votaram, então, sem poder experimentar esse gozo do tiro aos pratos.

É bom porque quem é PSD e não gosta do Paulo Portas se decidirá a não votar no PSD - e, claro, muito menos no PP.

É bom porque alguma pouca muita gente (não esqueçamos que é um partido muito pequenino) que vota habitualmente no PP e não gosta do Santana Lopes se decidirá a não votar no PP.

Tenhamos em conta, ainda, os casos em que a possibilidade de coligação é irrelevante: os daqueles eleitores que votam habitualmente no PSD e não gostam de Santana Lopes. Não votarão PSD e, como Santana Lopes pode vir a coligar-se com o PP, não votarão no PP.

Mutatis mutandis para os eleitores do PP que não gostam de Paulo Portas (embora esta possibilidade me pareça menos viável, tendo em conta que o partido é pequenino; tão pequenino, que não tem oposição interna).

Tudo isto parece favorecer, visivelmente, a vitória do PS. Quem sabe, até, tornar real a miragem da maioria absoluta!

Devias agradecer aos senhores, besugo.

View blog authority