blog caliente.

9.9.04

Ao mesmo tempo sim e não, mas nunca "nim"

Carl Sagan foi um excelente cientista que morreu novo e que, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, não se limitou, enquanto viveu, a produzir e comentar programas de televisão e a dissertar sobre uma espécie de "ficção científica mais documentada", tipo "ciência para o povo". O que já não seria pouco.
Mas fez muito mais que isso.

Escreveu (em colaboração) e fez publicar, por exemplo, há cerca de 14 anos, um texto intitulado "Aborto: é possível ser ao mesmo tempo"pró-vida" e "pró-escolha"? " . Eu não conhecia, apareceu-me por acaso, há acasos felizes.

O texto pode ser lido aqui, com a devida vénia. E mantém actualidade, como todas as análises que se demoram mais que um sopro. Estas análises, porque se esgotam no plácido esforço da própria análise (toda ela feita de "deixa agora ver pelos olhos do outro, a ver se nos entendemos") são as únicas que podem acabar por contribuir, decisivamente, para a construção de necessárias e difíceis sínteses. Mesmo que essas sínteses sejam, meramente (ou fundamentalmente), conjunturais.

View blog authority