blog caliente.

14.8.04

Experiências...

Estando ligado ao desporto, na escola e fora dela, leio diariamente e com alguma atenção as notícias relacionadas com o desporto nacional. Tenho por hábito fazê-lo através dos jornais desportivos diários, em formato papel, ou, quando não o posso fazer desta maneira, nos sites dos mesmos jornais.
Hoje não pude deixar de ler no Jornal Record, na página 46, uma notícia que me indignou e me deixou perplexo pela contradição das palavras proferidas por um senhor, de nome Artur Lopes, e que é o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
A notícia diz-nos que a FPC recusou, depois de conversa com o Director Técnico Nacional, uma vaga para um atleta Português de BTT participar nos Jogos Olímpicos.
O que me deixa mais abismado é ler as justificações. Senão vejamos: o Presidente da FPC diz nesta notícia que o assunto foi abordado com o Director Técnico Nacional mas que, depois de ponderarem (será que o fizeram mesmo?), entenderam que o BTT português ainda não está preparado. Mas este senhor diz mais. Diz que a FPC entende a ansiedade das pessoas ligadas à BTT, mas antes de participar nos Jogos Olímpicos os nossos atletas de BTT precisam de ganhar experiência, nomeadamente em Europeus e Mundiais.
Sem dúvida que com a experiência o nível de prestação aumenta também. Mas será que este senhor percebe que a participação de um jovem nos Jogos Olímpicos pode trazer uma experiência e uma vivência única na vida do mesmo? Quem se julga este senhor para "cortar", desta maneira, as pernas a um atleta Português? É por andarem pessoas como o senhor, a "pastar", em algumas das nossas Federações, que em algumas modalidades não atingimos o tão desejado "nível de excelência".
Resta-me desejar ao atleta que deixou de poder representar Portugal nestes Jogos Olímpicos as maiores felicidades na sua carreira (englobando neste todos os praticantes de BTT).

P.S. – Para os senhores da Federação Portuguesa de Ciclismo deixo um recado: sejam profissionais como foi hoje o Sérgio Paulinho (medalha de Prata nos Jogos Olímpicos). E não se esqueçam que a razão da vossa existência assenta no trabalho das equipas nacionais e no excelente trabalho que elas desenvolvem ao longo do ano.
VIVA PORTUGAL!

View blog authority