blog caliente.

7.7.04

Que regime?

Ante Scriptum - Calei-me bem caladinho durante o Euro. Lá tive que pôr bandeirinha na janela a pedido de uma família (a minha) e fui-vos lendo sobre o assunto. Espero que disto tudo tenham sobrado mais e melhores coisas do que mega campos de futebol sobredimensionados para a lusa realidade e de decadência provável (salvo se o futebol nacional deixar de ser ser o que é e o público a eles acorra aos milhares todos os domingos).

Agora voltemos a coisas sérias. O Sampaio convoca eleições ou indigita para PM o PSL?

A questão só vagamente é angustiante. Se convoca eleições arriscamo-nos a meio ano de Paulo Portas (ou Manuela Ferreira Leite) como PM interino e, depois, ver-se-á o que as urnas ditam. Pelo meio, teremos um PR refém da sua decisão e no centro do debate político. Nesta hipótese dificilmente o PSD e o PP deixarão de fazer coligação pré-eleitoral, para evitar danos no governo "de gestão".

Se não convoca, lá terá que nomear o PSL - solução que manifestamente lhe não agrada. Como essa era a solução óbvia (constitucional e institucionalmente falando) que só deixou de o ser porque o PR manifestou reservas, teremos daqui para a frente uma relação muito tensa entre Belém e São Bento. E o PR no centro do debate político.

É curiosa a nossa Constituição. Nas circunstâncias certas (ou erradas, como quiserem) o regime deriva do parlamentarismo mitigado (pela presença do PR) ao presidencialismo mitigado (pela composição da AR).

Agora, é a hora do Presidente. Aposto 2 contra 1 que ele vai convocar eleições. E a novela política que se segue vai ser, sem dúvida, interessante.

Quanto ao País, cito uma velha máxima da RTP: "Pedimos desculpa por esta interrupção, o programa segue dentro de momentos"

View blog authority