blog caliente.

31.5.04

Cantina IV - A realidade.

1. Orgãos de Gestão: empresas que variam de tempos a tempos, cuja modificação estrutural mais visível é a mudança de fardamento das funcionárias, e a diminuição da qualidade das refeições. Uma responsável que se destingue pela bata semi-fechada e uma "mise" capilar. De vez em quando noto que há visitas das cúpulas, porque se trata de um casal com semblante carregado, com as funcionárias mais tensas que o habitual. Desconheço a restante pirâmide hierárquica.

2. Staff permanente:
- as meninas do atendimento normal (bar/cantina) - sem exagero são simpatiquíssimas e competentes, tratam toda a gente impecavelmente. Olhamos para elas, sem falar, os nossos pedidos são satisfeitos. Tipo: o normal sr dr ? e um gesto - padrão (enrugar da testa por exemplo) é o suficiente, para que lá venha o pão torrado, o néctar de pessego, a meia-de leite e o café no fim de tudo. Quase sempre solicitado com a frase mítica "onde há galos não cantam galinhas" para irritar as enfermeiras de obstetrícia, que se "postam" acotoveladas uma nas outras, com as mamas em cima do balcão, á espera do cafezinho!. Conhecêmo-las pelos nomes, são extraordinárias.
- o cozinheiro, tratado e controlado pela minha enfª-chefe, benfiquista de gema. Guarda-nos a comida mais interessante: o que acontece cada quinze dias, quando há arroz de pato - que é apresentado sempre coberto uma camada de queijo sólida destacável, e quando só há feijão ele faz milagres e arranja uns bolinhos de bacalhau. Excelente pessoa, humilde, afável, cumpridor.

3. Ementa:
- caracterizada pelo seu minimalismo repetitivo, orgulha-se de incluir a maior concentração de frango e perú de todas as cantinas hospitalares, cujo consumo normal provoca perturbações hormonais masculinas: ginecomastia, atrofia testicular, voz de timbre mais agudo e um gosto estranho pelos programas mais recentes e ordinários do tio herman...
- a sopa é razoável hiposalina - prevenção da HTA.
- Há peixe de três qualidades, incluindo um bacalhau com natas (quinzenal) que parece massa de reboco. É um prato potencialmente letal, porque, tal como nos bolinhos de bacalhau, não são extraídas as espinhas. A recente aquisição de mais valias humanas em gastroenterologia veio tranquilizar espiritos...
- A fruta é-a-mesma-todo-o-ano: as maças, e as laranjas têm sempre as mesmas características semiológicas.
- O leite creme é meia refeição, e não deve ser consumido por pessoas com cárie dentária.
- Há grande variedade (comprimento) nas espetadas. Têm todas o mesmo gosto metálico.
- A feijoada é extraordinária: não tem carne de porco, nem dobrada. Tem batatas e feijão (vá lá!)

4. Funcionamento:
- Pequeno almoço (8 - 8,30h): tudo bem! orgulham-se de não ter (teimosia) os produtos mais consumidos, nomeadamente néctar manga laranja. Há uma pequena torradeira (mais forte "deita a luz abaixo...") de resto não existe logística para mais voos. População frequentadora (ordem de chegada): intensivos, motoristas, funcionárias da cantina, anestesistas, cirurgiões (raros), ortopedia. Enfermeiras de obstetrícia e algumas em "saída-de-vela".

- Manhã (9,30 - 11,30): enfermeiras que não "comeram" ie: quase todos do SU, uci, medicina, cirurgia, piso 4, 5 e 7. Cirurgiões após visita, médicos de horário flexível, administrativas... internistas (late-morning).

- Almoço (12-14h): motoristas e administrativos, alunos enfermagem, enfermeiros pisos 7,6,5,4,3 e su. Médicos de pneumologia, med interna, cirurgia, cardiologia,ortop, pediatria, obstetricia, bloco, urgência.

- (14h):só há rissois e arroz.Sopa impossível de comer (fria)

- Tarde (15 - 18h): med int, su, vários, exterior.

-Jantar (19,30 - 20,30h): motoristas, alunos enfermagem, 2 ou 3 enf do su e 2 ou 3 médicos urgência. Acaba a comida precocemente. E gajos como o besujo comem sandes de pão - teimam em comer além das 20,30h - horário que não prevê refições quentes.

View blog authority