blog caliente.

30.5.04

A Cantina

1. Instituto Politécnico da Guarda - Prelúdio / Introdução ao tema - A Cantina

Alimentação
O Sector de Alimentação dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico da Guarda tem em funcionamento três Cantinas sob administração directa e um serviço de grelhados. Ainda neste sector procedeu-se à celebração de contratos com restaurantes, para o serviço de fornecimento de refeições aos alunos da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (Seia).

Cantinas
Cantina 1

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Nº 50
Campus do Instituto Politécnico da Guarda
Capacidade: 248 lugares sentados
Responsável: Drª. Celeste Lucas Pereira

Cantina 2
Avenida Alexandre Herculano
Capacidade: 188 lugares sentados
Responsável: Drª.Elsa Vieira Henriques

Cantina da Escola Superior de Enfermagem
Avenida Rainha D. Amélia
Capacidade: 90 lugares sentados
Responsável: Drª.Elsa Vieira Henriques

Churrasqueira
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Nº 50
Campus do Instituto Politécnico da Guarda
Capacidade: 48 lugares sentados
Responsável: Drª. Celeste Lucas Pereira

Ementas
São confeccionados dois pratos - carne e peixe (um à escolha), com excepção do fim-de-semana onde é confeccionado apenas um prato.
As ementas são afixadas nas cantinas e bares, na sexta-feira anterior a que se reporta a ementa da semana.

Bares
O Serviço de Snack-bar é desenvolvido através de 7 Bares distribuídos pela estrutura física da Instituição.
Bar da ESTG
Bar da ESE
Bar do Edifício Central
Bar dos SAS
Bar do Complexo das Residências
Bar da ESTT
Bar da ESENF
Bar dos Serviços Centrais
Bar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Bar da Escola Superior de Educação
Bar do Complexo das Residências
Bar dos Serviços de Acção Social

Foram implementados novos produtos nomeadamente: gelados, tostas mistas, cachorros, sandes de carne, sandes de presunto, pizzas, pizza especial, croquetes e bolos de bacalhau.
Devido ao prolongamento de funcionamento de algumas áreas orgânicas, nomeadamente na Escola Superior de Educação, verificou-se um alargamento no período de funcionamento do bar de forma a dar cobertura aos períodos de maior afluência.

2. Senhor de rara sensibilidade, o besugo veio trazer para a blogosfera um tema de enorme importância: a cantina do nosso Hospital. Que é um lugar muito especial, ás vezes tenebroso para quem o frequenta esporádicamente - a experiência relatada pelo besugo é mesmo assim - mas para os frequentadores obrigatórios como eu (permanência forçada no hospital - não há outro sítio para se comer - quando há comer bem entendido) tem até o seu encanto ! O preludio anterior pretende dar uma ideia de que há muitas assimetrias entre as instituições estatais, sendo ambas do interior do país. Nem a Guarda é uma cidade maior que aquela onde trabalhamos.
Em termos de infra-estruturas nós, hospital, dispomos de uma cantina - de tipo geral - militar em termos de decoração de interiores, e um bar recentemente remodelado - onde comi, recentemente, uma salada recheada de um enorme verme. Com um sorriso (fiz tropa) reclamei na altura. - Oh sr Dr passe por cá amanhã e dou-lhe uma omelete de borla ! O aspecto do bar de "baixo" está significativamente melhorado. Há fotos de francesinhas, pastelaria variada, luz clara, muita luz, melhor aspecto dos expositores e menos insectos. As funcionárias são, no geral, antigas funcionárias de cantina recicladas - igualmente pouco simpáticas. A maior parte dos produtos apresentados em fotos não estão disponíveis - percebi que houve dedo da Psiquiatria no décor - reflexo de Pavlov - e um gajo agarra-se ao que houver (sandes, pregos duros, omeletes, e uma panela de sopa espessa, por vezes saborosa). Sobre a cantina dissertarei adiante. O bar de baixo funciona ao pé da litotrícia.

3. Reparem nas particularidades da variedade gastronómica disponível, inclui serviço de grelhados, cantinas dirigidas por licenciados, uma ampla rede "network" de bares para todos os gostos. Na GUARDA meus caros !

4. Para tornar mais fácil a leitura do tema, subdivido-o em alguns posts. A opção seguinte - cantina - tem a ver com outra realidade além mar, mas de lingua portuguesa.

View blog authority