blog caliente.

30.5.04

Cantina II - Graças a Deus !

B - Colégio Católico Brasileiro – Instituto Dom Barreto

Cantina

"A merenda escolar, parte integrante das refeições do dia, é um factor de influência no rendimento escolar do aluno. É por isso que ela merece as mesmas atenções que se dispensam ao fardamento e ao material escolar do aluno. Na verdade, merece mais atenção: a boa alimentação é um fator indispensável à saúde; a hora da merenda é a hora de reunir o útil ao agradável - repor energias (utilizadas no esforço durante as horas de aprendizagem) em locais de absoluta higiene, confortáveis e bonitos, bem cuidados por pessoas atenciosas e rigorosamente limpas.


O ideal seria que o lanche do aluno fosse preparado diáriamente em casa, com os padrões de qualidade e os requerimentos nutritivos adequados (combinando proteínas, açúcares ou carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas e fibras), atendendo-se dessa forma às exigências da Família relacionadas à segurança alimentar.

Ao deixar de proceder assim todo dia a Família acaba por transferir essa enorme responsabilidade à Escola. Uma tarefa muito delicada, como se vê. Longe do controle directo da Família e a caminho de crescente e necessária independência, o aluno descobre muitas novidades. Incluindo as guloseimas que enchem os olhos (e muitas vezes a barriga), mas que nada têm que ver com os princípios nutritivos, ardorosamente defendidos pelos pais. O mais grave é que - livre para escolher, influenciado pela companhia de novos amigos e diante de tantas tentações - ele nem sempre decide pelo melhor.

É fácil, portanto, perceber porque a cantina escolar deve ser eminentemente ética, primando-se por ser um local de absoluta segurança. O que exige, de imediato, que os funcionários que nela servem sejam da mais absoluta confiança da Direcção da Escola e sejam pessoas que gostem de gente, sobretudo de crianças e de adolescentes. Isso para que possam corresponder à responsabilidade que a Escola tem para com o aluno: de não expô-lo à tentação e de contrabalançar as influências (daí, por exemplo, a proibição do consumo de bombons e gomas de mascar - que além de poder interferir no apetite e, por conseqüência, comprometer a saúde, por outro lado, é um instrumento de distracção; os pirulitos são proibidos para evitar acidentes, assim como os refrigerantes em garrafas de vidro); de oferecer-lhe uma merenda selecionada, básica, nutritiva; de oferecer-lhe produtos de qualidade, sem quaisquer riscos de contaminação, preparados com ingredientes confiáveis e acondicionados de maneira adequada; de proporcionar-lhe um bom atendimento, incluindo desde a gentileza no tracto até os cuidados indispensáveis com a higiene pessoal para bem servir e com a higiene das instalações e dos instrumentos de trabalho. A cantina é fundamental para a sala de aula. Deve-se entender também que o uso da cantina é de livre opção da Família. É mais um serviço oferecido pela Escola e administrado diretamente por ela. Donde, o rigor no controle dos fornecedores de salgados, sucos, bolos, refrigerantes e sorvetes.

As motivações relacionadas ao controle sanitário da área da cantina levou inclusive a Escola - pioneiramente - a requerer a presença das autoridades sanitárias para fins de inspeção, tendo em vista os padrões estabelecidos pelo código sanitário de Teresina.

A Escola confere à cantina o valor e a importância que ela efectivamente tem. E cada pessoa responsável pelas atividades da cantina é parte deste bem inestimável, compreendendo a segurança alimentar e a saúde. E tem que se empenhar, todo dia, para conservá-lo. Isso nos deixa particularmente orgulhosos. A cantina é um bonito cartão postal da Escola.

Assim, a alimentação ingerida pelo aluno na Escola é controlada (quando adquirida na cantina) e acompanhada, sobretudo na Educação Infantil (quando trazida de casa). O princípio que informa o padrão sanitário é o respeito ao aluno. É absoluta a higiene das cantinas e de suas áreas contíguas. Os funcionários são devidamente uniformizados, portando crachás de identificação e bonetas na cabeça. Os alimentos são protegidos do contato com as mãos por embalagens plásticas.

View blog authority