blog caliente.

1.8.07

O defeso do ponto de vista do "calem a caixa"

Vamos lá, finalmente, falar do Sporting.

Calem a caixa, que alguma vez tinha de ser e eu até tenho andado mais ou menos calado sobre o Sporting e sobre a bola, portanto, repito, calem a caixa.

Eu sei que isto não é um blogue de Sportinguistas, mas, também, não há blogues perfeitos. Mesmo o Dragoscópio não é um blogue perfeito, embora o autor pareça ser possuidor dum feitio abaixo de cão e transmita isso de maneira fantástica. Mas lá está, não é perfeito. É quase, mas não é.

Não é.

Bom. O Sporting. Vamos saltar aquela parte da agremiação, da SAD, das glórias do atletismo e do ciclismo, do cantinho do Morais, dos Cinco Violinos, do Yazalde, da porta 10-A, do Paulinho Roupeiro, do Alexandre Baptista, do Carlos Pereira, do Moniz Pereira, do Manuel Marques, do etecétara. Vamos saltar isto porque isto é chover no molhado, é uma espécie de masturbação de órgão recém-vindo, ou seja, exactamente, é mesmo isso, descansa em paz um bocadinho e vamos ambos ouvir-me falar dos tempos da tropa.

Portanto, isto é mesmo sobre a bola.

A melhor aquisição do Sporting foram duas.
1 - O Sporting livrou-se de vez do Carlos Martins (embora o irmão ainda tenha ficado nas "camadas jovens", mas isso para o ano resolve-se)
2 - E vendeu uma avécula por vinte e cinco milhões de euros, ou vinte e três mil e oitocentos, por causa daquela cáusula da UEFA que protege o Real de Massamá, que foi o Nani.

Parte tipo "àparte":
Não concordo com a venda do Ricardo. Sendo certo que qualquer dos três guarda-redes que agora temos é melhor do que o Ricardo (excepto o Tiago, que vai ser uma espécie de Brassard do Sporting, ou seja, vai acabar a treinar gajos com mais talento e jeito do que ele, só que em vez de ser na Selecção vai ser no Sporting), não deixa de ser verdade que o Ricardo - sendo o tipo de guarda-redes que ninguém quer, a norte do Guadalquivir - não se devia ter ido embora para, exactamente, para onde foi.

Interlúdio: o Sporting é um clube de sofredores. O caralho.

Acabou o interlúdio e vamos à acção.

1 - O sérvio da baliza é bom. Pesadão, mas bom.

2 - O Gladstone é bom. É importante ter um central que tanto lhe faça que a bola saia do estádio como que fique lá dentro, desde que seja ele a acertar-lhe, ou no tipo que vinha a brincar com ela. Mesmo nos treinos, "sai da frente, Pupo!". A sério, é bom.

3 - O Pedro Silva é bom. Qualquer gajo é bom comparado com o Nélson do Benfica, portanto é bom.

4 - O Izmailov é bom. É baixinho mas tem aquela coisa que se chama pundonor. Ou outra coisa qualquer, mas é bom. Parece ser o jogador ideal para acabar com os orgasmos lorpas da população que faz locução da bola, de cada vez que o Quaresma (sem ser o que escreveu os gaguejos do Mantorras, o outro, o que andou a aprender no Sporting para ir ensinar no Porto, a gente faz muita pedagogia) faz uma trivela: uma trivela é uma coisa que qualquer gajo que só saiba jogar à bola com um pé aprende desde a primária, porque só tem aquele pé, o outro é uma espécie de muleta, de maneira que faz tudo com o pé que tem. Eu, por exemplo, se só tivesse uma mão, fazia um blogue chamado trivelas.

5 - O montenegrino que tem cara de Pedro Barbosa com mais cabelo e, já agora, menos quase vinte anos que o Pedro Barbosa, o Vukcevic, é bom. Ainda não descobri porquê, mas faz-me lembrar o Pedro Barbosa - e isso basta-me, para já -, misturado com o Pedrag Mijatovic e aquele gajo que casou com a Infanta Cristina de Espanha, mas em pior. Pensando bem, ainda não me faz lembrar ninguém. A não ser em pior. Mas é bom. Se não fosse bom estava no Benfica, como está o americano Adu, aquele mimalho que veio com a mãe e que vai ser suplente do Nuno Gomes.

6 - O Purovic, aquele gaiolas que tem cara de montenegrino mas que jogava no Crvena Zvezda, ou seja, deve mesmo ser montenegrino - e é gaiolas -, vai ser um bom suplente do Derlei. É bom, portanto. Só é pena que não tenhamos arranjado um gajo qualquer de quem o Derlei pudesse ser suplente. Eu vivo neste suplício de não entender porque é que não pedimos o Postiga emprestado ao Porto, que os andrades não o querem. Seria um "case-study": Postiga, o único jogador do mundo emprestado a um clube melhor do que o clube emprestador (tirando o caso do João Coimbra, se for para o Sacavenense).

7 - O Miguel Veloso é um podão ao pé do Adrien, mas a Europa não sabe. Em Janeiro, o Sporting reforça-se com o Adrien, a custo "anda daí dos juniores", e vende o Veloso por trinta milhões ao Arsenal. Não sabiam? Aprendam então. Em Janeiro, o Arsenal há-de estar de tal maneira que até trinta e dois milhões dariam pelo Adu, o mimalho do Benfica, quanto mais.

8 - Os Yannicks: um era para o Lavra e o outro para a Naval Primeiro de Maio - B. Enquanto é tempo. Nenhum jogador sénior com altura de iniciado vale merda nenhuma se não tiver músculos e velocidade e talento de veterano, como o Maradona, por exemplo, que era (palavras de António Garrido(*), ex-árbitro do FCP, actualmente apenas apaniguado) um "rollito de carne". Uma piroca? Claro que não. Maldita tradução simultânea esta, para "meat loafzinho".

(*) Ou seria o Carlos Valente? Acho que era, mas calhou-me bem a garridice.

9 - Eu depois continuo isto. Entrei de férias, o que quer dizer que os senhores não entrarão, para já, de férias de mim. Nunca, ao menos, antes que eu entre de férias dos senhores. O que resultará num imenso gozo para todos.

View blog authority