blog caliente.

4.5.07

tratado fenomenológico

lolita de mi corazon:

1º O Sousa Mendes foi expulso da carreira diplomática por ter desobedecido a ordens directas do Governo Português. Chama a isto "perseguição infame", se quiseres. Na lógica de quem deu essas ordens, nem se tratou de perseguição, nem muito menos de infâmia. E desconfio que hoje, se um cônsul de portugal desobedecesse a ordens directas do MNE ou do Governo, era capaz de acabar do mesmo modo. E, concordássemos ou não com as ordens ou, ao contrário, com a desobediência, também aqui não se poderia falar de perseguição infame.

2º Portugal acolheu centenas de milhar de refugiados da 2ª Guerra e, como saberás, foi um dos portos de abrigo ou de passagem mais importantes para quem queria fugir ao horror da IIª Guerra e, sobretudo, dos muitos países que os nazis ocupavam. Se o Salazar achou que o País não tinha capacidade para acolher mais, esse foi o seu juízo, hoje dificilmente sindicável. Sobretudo, não é possível defender uma posição tão irrealista como "devia ter permitido aos cônsules de todos os países ocupados pelos nazis que emitissem dezenas de milhares de vistos". Nem tu autorizarias tal coisa, HOJE, se por desventura tua tivesses que governar, neste mundo em que guerras e massacres não são apenas coisas que figuram nos livros de história. Mesmo que penses o contrário.

3º A Odete é comunista, eu sou democrata. A Odete recusa-se a qualquer "mea culpa", e continua a achar que o comunismo é a solução. Eu não tenho "mea culpa" a fazer porque nunca militei em organizações anti-democráticas, e sou da opinião do Churchill - ou seja, acho que o regime democrático é péssimo e cheio de defeitos, mas não conheço nenhum melhor.

Dito isto, bom fim de semana. Já vou tendo saudades de uma bela discussão cara a cara, temos que combinar um dia qualquer para um "evento" entre nosotros. Como faltaste ao último, delego-te a iniciativa de tal coisa! Estou certo que o besugo concordará.

View blog authority