blog caliente.

1.5.07

Três coisas

Uma:
Peço imensa desculpa pelo foda-se de ontem, acerca da bola. Não há esférico nenhum que mereça um verbo, digamos, para sermos pouco claros, tão transitivo.

Duas:
O alonso, além de nos trazer "o discurso de Guimarães" - um lancinante apelo à não discussão que, aliás, o próprio alonso deve repudiar excelentemente, bastando lê-lo quando afirma que "como vêem, lolita e besugo, sobrevivi ao Conselho Geral das Varinas. Por uma razão simples. Não estive lá! É que prefiro estas discussões àquelas ...", o que indica que, bem más allá de gostar de discussões, o alonso as escolhe - trouxe-nos um conceito novo, que é o do anti-salazarismo primário, entendido como - isto mais ou menos - "persistem em denegrir o homem sem cuidarem de lhe ver a obra toda, mesmo aquela coisa do Sousa Mendes, que agora é herói apenas porque não cumpriu".
Ah, alonso. A maior parte de nós, de facto, cumprimos quase sempre. Mas é nos que não cumprem quase nunca, para o mal e para o bem, que se encontram os heróis. Deixo-te aqui dois exemplos: Joaquim Agostinho e Salgueiro Maia. Desconheço o pensamento de qualquer um deles sobre o último Benfica - Sporting e, já agora, sobre a auto-flagelação rentável de Paulo Portas, com alguma pena minha. Fundamentalmente sobre o Benfica - Sporting.

Três:
Se uma escola que tem alunos do dito "ensino secundário" - e outros alunos dos ditos "cursos profissionais" - resolve encerrar a parte de si que diz respeito aos "alunos do ensino secundário", fazendo-os transitar para outra escola secundária, só pode acontecer uma coisa: os professores do ensino secundário da escola que semi-encerra transitam com os seus alunos. Não é?
Porque, se não for assim, se os alunos transitarem sem os seus professores - porque já lá estão os outros - seremos levados a pensar que os outros, os professores que já lá estavam, na outra escola secundária, os que têm essa capacidade toda para receber alunos novos, andavam folgados demais para o que deviam andar.
Ora isto não pode ser, a menos que o ministério da educação andasse, há anos - este ministério incluído - a pactuar com desperdício de recursos.
A escola que vai semi-encerrar é a do Rodo. A outra, a que vai semi-redobrar, é a Araújo Correia. Ambas na Régua.

Estarei atento a isto, embora me faltem duas disciplinas para concluir a sexta classe e nunca tenho feito inté-reil. Nem felácio.

View blog authority