blog caliente.

23.3.07

Nos blogues, por aí

Este texto de Pedro Von Hafe, mostrado por José Pedro Nunes, é um excelente e singelo naco de análise.
Não falo aqui como médico, nem sequer como internista - que também sou. Professor é que não sou, aí não cheguei; mas li na mesma.
Li, pronto. Basta-me estar de chinelas de ourelo para ler e, portanto, li: está bom.

"Defendo que a avaliação de qualidade deve depender muito mais de dados processuais do que de dados de resultados", afirma-se. E explica-se por que deve ser assim.

O texto é simples e centrado. A ideia é clara.
Defendo-a sempre, desde sempre, extrapolando - sempre que posso - do circunscrito conceito de qualidade nos cuidados de saúde para a qualidade da vida inteira.
Concordo inteiramente: dados de resultados são dados sujeitos à inquinação dos próprios resultados, descuidando a forma como resultaram assim; dados processuais são inquinados de muitas coisas, sei algumas, mas, ao menos, pelos resultados, não são.

Não se julga um acto pelo resultado. É pelo acto puro.
Acho que deste atoleiro não sairei nunca. Nem eles, pelos vistos. Ainda bem.

Curioso é o comentário que já lá está, dum anónimo. É uma espécie de mote para um gag do RAP. Uma pedrada no charco do lado. Leiam, vale a pena ler um anónimo no seu pior, ainda por cima sabendo que se assinasse seria igualzinho. É o comentário tipo "Ah! e tal!" em que, acerca dum texto sobre coisas "como punhos", o anónimo quase que se vem - num onanismo tonto a propósito de consultas atrasadas de Ortopedia.

View blog authority