blog caliente.

21.3.07

O Tema Quente ...

É esse partido com 2% nas sondagens que já foi CDS, já foi PP, agora é CDS/PP e sabe-se lá se no futuro será ainda alguma coisa.

Há quem diga que tal partido não passa de um equívoco. Depois do 25 de Abril surgiu como o único partido que não tinha Marx no programa, mas que ainda assim conseguiu - à justa - passar no crivo político do MFA e apresentar-se às eleições da constituinte. Ficou para sempre associado à imagem de partido da direita, dos saudosistas reaccionários, porto de abrigo e (única) opção de voto possível para quem, se o 25 de Abril não tivesse acontecido, também o não faria.

Os dirigentes - apesar de terem votado sozinhos contra aconstituição de 1976, o que quase lhes custou a clandestinidade - estavam à esquerda das estruturas, as estruturas à esquerda das bases, as bases à esquerda dos votantes. E esse equívoco só se desfez com o regresso falhado do Freitas do Amaral, no início dos anos 90.

Por outro lado, há quem pense que esse partido cumpriu uma função importante, a de "integrar" no jogo democrático e no regime que se seguiu à Constituição uma parte da sociedade (pequena, mas existente) que teria, de outro modo, mantido uma postura de alheamento de tal jogo (ou, no caso de alguns mais radicais, de confronto com ele). Esse papel foi cumprido, e esgotou-se, em cerca de 5 anos.

Assim, e de algum modo ironicamente, o papel do CDS foi o de fazer a "ponte" entre o regime findo em 1974 e o que, constitucionalmente, começou depois do PREC, ou seja, de 1976 para cá.

Isto dito, o que é e que interesse tem tal partido em 2007? Não sei. A direita portuguesa - se é que tal coisa existe, porque neste País toda a gente acha que o Estado é que tem que resolver tudo - não é liberal. O conservadorismo popular está no PSD (até porque gosta do poder). Uma direita teórica/ideológica (cfr. blog futuro presente) nunca sairá da cátedra, a não ser que o poder lhe seja oferecido de bandeja (como aconteceu com o Salazar). A direita tecnocrática está no PSD (até porque gosta do poder).

"Grilo falante" da direita? Falta-lhe neste momento capacidade interna para tanto, até por estar dilacerado por guerras intestinas, de que os lamentáveis episódios do último Conselho Nacional são apenas espelho, ou inevitável consequência.

Muleta do PSD, para que este possa dizer que é de esquerda, e assim melhor captar os votos do flutuante centro eleitoral? Triste coisa, se é essa a sua real utilidade de hoje em dia.

Sinceramente ... não sei.

(to be continued)

View blog authority