blog caliente.

21.1.07

À estalada ou a pontapé?

Um inquérito, promovido pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência e destinado a adolescentes entre os doze e os dezoito anos, visa saber qual é a relação entre o consumo de drogas e a violência doméstica. Selecciona-se, assim, o universo de inquiridos adolescentes, potenciais observadores/vítimas/agressores de actos de violência familiar, e pergunta-se-lhes: o teu pai obriga a tua mãe a ter relações sexuais à força? O teu pai agride a tua mãe com murros e pontapés?

Já para não falar na devassa que este inquérito representa para aqueles que respondam "sim" a tão bizarras questões, isto há-de ser um instrumento pedagógico inovador: participantes activos no estudo, os adolescentes aprendem que a prática de actos violentos em ambiente doméstico é tão corrente, quase atávica, até, nos progenitores do sexo masculino que mesmo nos inquéritos se fala nisso. Se nunca notaram nada no seu amantíssimo pai, hão-de começar a olhá-lo de soslaio, como quem diz "tu podes não bater à mãe, mas que tens potencial, lá isso tens. Senão não me perguntavam isso".

Excelente. Excelente estudo. Os autores, esses nem percebem por que é que se fala neste brilhante método de investigação. E lembram, para que todos sosseguemos, que é anónimo.

View blog authority