blog caliente.

19.1.07

Pesadelos de besugo

Um génio chegou um dia a um sítio qualquer, numa fossa séptica que estava de molho num alguidar, por hipótese estúpida, e pensou:
- Bolas, isto o que há é serviços de urgência a mais e médicos a menos. Fecham-se algumas urgências e juntam-se os médicos nas que ficam. É fácil.

Como só pensou, ninguém lhe respondeu. E ele lá foi à sua vida, feliz. Que é como se deve estar nesta vida, feliz e contente. Foi legislar, foi genializar para aí.

As urgências que ficaram, entusiasmadas da criatividade genial do génio, como que por artes mágicas, duplicaram imediatamente as suas dimensões físicas e o número de camas e de macas e de salas que possuiam. E os hospitais a que pertenciam esses serviços de urgência restantes e assim magicamente redimensionados, solidários com os seus serviços de urgência e em ânsias de produtividade, triplicaram a sua capacidade de internamento. Houve meia dúzia que quadriplicou essa capacidade. E consta haver um, em Trás os Montes, embora não existam provas, que até a quintuplicou.

Implantou-se um sistema simplex de declaração de cura ou desistência a todos os que não coubessem, sendo pago pelo utente o regresso ao domicílio no caso de não caber e, apesar de tudo, querer ficar; seria expulso a expensas próprias. Caso quisesse voltar ao remanso do lar, ou ao hospital de origem (embora com alguma falta de ar) veria o táxi comparticipado em 20%, mas teria de felar um dos taxistas mais feios - com suporte ventilatório nas pausas, para recuperar. Em querendo ficar e fazendo força para isso, por exemplo arroxeando-se, seria enviado por telemedicina para um privado. Ou para uma privada, mas limpinha.

View blog authority