blog caliente.

20.1.07

Visite Natal. Ou vá a Beja.

Meus amigos em geral, portugueses, portalegrenses, habitantes de Castelo de Vide em particular: isto está claro.

A excomunhão não será, sequer, precedida de auto-de-fé: será automática. O que está bem visto. Sendo o voto secreto perante os homens não o é perante Deus, pelo menos perante o Deus de Tarcísio Meira. Perdão, Tarcísio Alves.
Donde se depreende que Tarcísio proclama a auto-excomunhão. "Pondes a cruz no sim e renegais a cruz total do sacrifício? Ó sacripantas do caralh... , perdão, do demo, a botardes assim a cruz no sítio do pecado, eu já vos fod... excomungo. Psicologicamente, vós haveis de saber que estais excomungados!".
Sim, que mais ninguém senão o excomungado e Deus saberão disto. E Tarcísio, claro.

Isto remete-nos ao estatuto e ao papel dos padres.
Alguns padres católicos são xiitas. Outros são sunitas. Outros nem uma coisa nem outra. Mas o Padre Tarcísio Meira, perdão, Tarcísio Alves, é uma espécie de Torquemadazinho.

Claro que, como o próprio Tarcísio doutrina, pode haver sempre a intervenção do bispo. O bispo chega e diz: "ó Jesualdo? tu botaste sim? sim? ai que aborrecimento! tá bem, vou-te reintegrar."
E a coisa resolve-se a bem, pronto. "Ah, foi o senhor Bispo...."
Mas sem o bispo, neribi, isto é sagrado: "sai, demónio, sai, despenetra nosso seio siliconado de sanctus-sanctus!"

Tarcísio, que tem cara de quem aprecia o seu tintorro - mas nas galhetas, isto que fique bem entendido, ali o tinto a fingir de branco da Galileia, que ninguém vê colorações na missa matinal, quanto mais na vespertina -, vai mais longe e derrama esta relíquia:

"Se votar no 'sim' ou se se abstiver, poderá estar também a cometer um pecado mortal gravíssimo. No referendo até as irmãs vão sair dos conventos porque senão também incorrem num pecado de omissão".

Meira, desculpem, Alves, assume aqui as suas dúvidas sacerdotais: quem votar "sim" poderá estar, eventualmente - ele não garante, acha apenas que poderá estar, mas está ainda à espera de instruções do bispo -, a cometer um pecado mortal gravíssimo. Porque, é consabido, há pecados mortais ligeiros, há pecados mortais graves e há, depois, os gravíssimos. Ele não sabe se é o caso de isto ser, mesmo, um pecado mortal, isto de votar "sim". Mas, a ser, pode ser de último grau, que é o gravíssmo, ainda mais grave do que "muito grave", trata-se aqui da superlativação da gravidez. Desculpem, da gravidade.

Tarcísio Gonzalez, desculpem, Alves, vai mais longe: as freirinhas que não desalaparem o cu das conventuais cadeirinhas para irem votar "não", incorrem (isto quer dizer que o processo de excomunhão vai correr "internamente") num pecado de omissão. Ou seja, em não indo lá votar que "não" (o Tarcísio depois sabe disto, se as freirinhas votaram "sim" ou "não", porque Deus comunica-lhe por e-mail os "sins" todos e os "nãos" absolutos), a religiosa está feita ao fogaréu da excomunhão e do inferno, porque se omitiu no seu dever de ir lá brandir o pinto virgem no lusco-fusco das decisões sobre pintos invadidos. Eu peço desculpa pelo franganário: isto de pintos, evidentemente, não é sobre criadores, é sobre criação.

Vai dai, num crescendo emocional de quem se julga latifundiário dos cemitérios, o pio homem geme que quem fenecer depois de votar "sim" não se enterrará debaixo do som gemebundo de ladaínhas. O que é um incentivo do caraças ao "sim", ou pode ser.
Quem votar "sim", por outro lado, não poderá casar-se à sombra "fashion" de sotainas. Nem ser baptizado em pias por sotainadas pias mãos. Terá de continuar a penetrar-se pecaminosamente, ainda por cima sem preservativo para não agravar as contas com o Senhor São Pedro, esse defensor do "tira fora que vem gente!... ah!... azar, já está...". E a praticar a higiene capilar em casa, envergonhadamente.

O artigo, que é bastante assertivo, termina assegurando-nos de que "isto é bom sobretudo para os velhos de Castelo de Vide, que só têm acesso à televisão e que nunca estudaram".
É bom saber isto.
Se uma velha de 75 anos, de Castelo de Vide, analfabeta e sem e-mail personalizado, frequentadora de Floribelas e quejandos bezoares, engravidasse, garanto que não abortaria.
Em Castelo de Vide, pelo menos, Tarcísio velaria pelo parto, pela parturiente e pelas vacinações subsequentes do nascituro santo. E pela avozinha. E pela intermédia enteadaria .

E o pai seria José, como sempre, como de costume.

besugo

View blog authority