blog caliente.

22.12.05

Segundo os lisboetas ...

... vou hoje "para o Norte". É claro que vou "para norte" (de Lisboa), mas não "para o norte", como qualquer não-lisboeta saberá.

Tudo isto para dizer que, nos próximos dias, nada lerei ou escreverei. Não é que isso mude grande coisa, atenta a minha fraca participação, mas é só para saberem.

Antes de formular os votos que se impõem nesta quadra, algumas pequenas notas:

1- o besugo acusou o toque dos "estereótipos". Tenho que fazer aqui retratação pública. O besugo constroi, magistralmente aliás, pequenos diálogos plenos de ironia, que são o equivalente escrito do que, em imagem, se encontra consagrado pelo termo "caricatura". E é este, na verdade, o termo que eu devia ter empregue, em vez do termo "estereótipo". *

2 - a lolita atribui à postura do Cavaco no "debate" que teve com o Soares uma série de adjectivos pouco edificantes, que sumariza ao qualificá-lo de "songamonga". Eu acho que a lolita está errada. Estivesse lá eu, ou mesmo ela, e teríamos adoptado a mesma postura, admitindo que o conseguíamos. O Soares praticou ali um verdadeiro hara kiri, seja porque deu nessa noite o voto de inúmeros indecisos (eu, só eu, conheço muitos que decidiram o seu voto pelo Cavaco durante aquele debate), seja porque só muito duvidosamente arrebanhou para si quaisquer votos, sendo que me parece terem sido mais os que perdeu.

É fácil, quando não se gosta de um candidato, menosprezar uma atitude objectivamente certa dele, ou mesmo atribuí-la a defeitos, seja de carácter seja de capacidade ( no caso, a lolita acha o Cavaco incapaz de argumentar e contra-argumentar com eficácia política).

É fácil, mas dificilmente é objectivo. E, objectivamente, o Cavaco obteve, naquele debate e porque se não deixou enredar pelo Soares, talvez uma das mais importantes vitórias políticas da sua carreira. Por mérito próprio, dirão os que dele gostam. Por pura sorte, parece depreender-se do que escreveu a lolita.

3 - Quer-se-me parecer que grassa algum desânimo nas hostes "alegristas". Devo dizer que não partilho desse desânimo e que mantenho confiança em que:
a) vai haver segunda volta;
b) o Alegre vai ter mais votos que o Soares na primeira volta.

4 - Agora sim despeço-me com votos de um "Feliz Natal" ou, para aqueles que não celebram nesta quadra o nascimento de Jesus Cristo, com os votos, rigorosamente laicos, de "Boas Festas".


*não, não estou doente. Estou é "emboído" de espírito natalício :)

View blog authority