blog caliente.

26.9.05

Orgulho e Preconceito

o orgulho - o outro Alonso, o Fernando, é campeão. Não é por sermos homónimos, mas achei muito bem. E já achava, quando escolhi ser Alonso neste blog.

o preconceito - À conta de um dos meus desabafos sobre o casamento e divórcio civil dos homossexuais, a que o besugo deu resposta, a lolita caiu-lhe em cima com a mesma violência com que o Katrina se abateu sobre Nova Orleães. Acusando-o, mais ou menos directamente, de homofobia e também, de recusar aos casais inférteis, que não queiram adoptar crianças, legitimidade para discutir a problemática da adopção por homossexuais.

Por momentos, apeteceu-me fazer coro com a lolita e dizer, com o sotaque mais lisboeta que arranjasse: "córror, besugo, o menino não passa de um homofóbico-infertilofóbico intolerante, é superdiscriminativo o que acabou de dizer!".

Ainda por cima porque bem me lembro de ser vítima do mesmo género de intolerâncias nas discussões do aborto. Género "És homem, não tens legitimidade para discutir o assunto"; ou "a não ser que me digas que adoptas todas as crianças não desejadas que vão parar aos orfanatos, não tens legitimidade para discutir o assunto".

Mas depois pensei ... sim eu faço isso de vez em quando ... que o ataque da lolita era perverso. Porque na verdade o besugo (que entretanto já está nesta altura a meter água, tal como Nova Orleães) admitiu que epidermicamente, e sem necessidade de grandes elaborações intelectuais, lhe não agrada a adopção por homossexuais. Ora isto não é homofobia, por mais politicamente incorrecto que seja. Por outro lado, e a propósito de casais inferteis que não adoptam mas opinam sobre a adopção dos outros, o besugo mais não disse deles que não seja o que o povo português, no seu bom senso milenar e a propósito deste tipo de coisas, costuma dizer mais ou menos assim: "Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz!"

(isto sou eu a tentar remendar os diques, mas se o Rita chega, não há remendo que aguente ...)

Dito isto, duas notas, uma sobre matéria pública, outra nem tanto:

a) o Manuel Alegre lá disse que era candidato. Acho bem, sem cuidar de saber se isso aumenta ou diminui as hipóteses de o Cavaco ganhar as eleições. Como nota humorística fica registada a posição do BE sobre "a confusão que paira no PS". Nada mal, vindo do BE, quando vimos o Fernando Rosas no lançamento da candidatura do Soares e a Joana Amaral Dias como mandatária de juventude do dito. Mas isto digo eu, que se calhar não percebo bem as especificidades da esquerda em geral e do BE em particular.

b) uma "tasca" virtual de que fui frequentador assíduo há uns anos foi, se bem percebi, mais uma vez vítima de ataque, mas agora perpetrado por um ou vários dos seus actuais frequentadores. Um ou vários cretinos, portanto. Não sei muitos detalhes, nem tenho maneira de saber mais do que o que escrevi porque o meu amigo que gere tal tasca é um dos contactos que perdi no décimo terceiro roubo/perda de telemóvel de que fui vítima nos últimos anos. Mas sei que vai fechar, daqui a poucos dias (no final deste mês). Achei que os meus colegas de blog - caso não o saibam já - gostariam de saber disto.

View blog authority