blog caliente.

10.9.05

A ho(n)ra é calma, sofrida e soli(d)tária

Sobre o Sporting - Benfica digo o seguinte:

1 - Que estou contente, o Sporting ganhou. O contentamento, a alegria, são sentimentos conjunturais. Continuo a saber que amanhã é outro dia, depois é outro. Já li muitos livros e os livros acabam todos, mesmo que não os acabe eu: acabam eles.
2 - Que gostei que o Loureiro marcasse um golo. É bom jogador, esforçado, personalizado, forte.
3 - Que vi a bola ser salva, por três vezes, por defesas do Benfica, em cima da linha de golo, o que traduz uma leiteira monumental dos lampiões. E que os jogos são, também, feitos de leiteira. Já vi disso ao contrário, não vamos por aí.
4 - Que a justiça do vermelho a Ricardo Rocha é muito discutível. Eu, se fosse árbitro, mesmo sendo doente pelo Sporting (o que nem é o caso do árbitro, mas é o meu caso), não lho mostrava. Dava-lhe cartão amarelo, que nem o jogo nem o Ricardo Rocha pediam aquele vermelho.
Digo isto, que também é discutível: os árbitros têm de sentir o jogo, gostar dele. Eu gosto muito, é por isso que digo o que digo, gosto de ver, já o joguei, gosto e sinto-o. Era amarelo, mais nada.
5 - Que jogou muito bem, o Benfica, depois de ficar com dez jogadores. O Benfica tem jogadores com personalidade e um bom treinador. Gostei de ver, fizeram-me sofrer muito, gostei. Isto é "desportivamente correcto", eu sei, mas eu não acredito nas virtudes absolutas da incorrecção como modo de vida. Não sou uma gaja histérica, não aprecio rebeldes sem causa.
6 - Que vou torcer pelo Benfica contra o Lille. Não por achar que se deve estar sempre pelas equipas portuguesas quando jogam com equipas estrangeiras, isso depende (há muitos mais portugueses a jogar no Dínamo de Moscovo, por exemplo, que no Benfica, no Sporting, no Porto), não, eu vou torcer pelo Benfica porque acho que, desta vez, eles merecem.
7 - Que, como é óbvio, não se sentiu a falta do Beto. De nenhum dos Betos, aliás.

Sou do Sporting, estou contente pelo singelo facto de o meu clube ter ganho, ainda por cima ao Benfica, mas gostei do Benfica, hoje. Dir-me-ão que foi por ter perdido? Nada disso. Foi por ter mostrado que não queria perder e por me parecer que, apesar de o resultado ser justo conforme ficou, podia não ter perdido. E perdeu. Fica aquela sensação de partilhar da tristeza dos outros, esse terno entendimento da tristeza dos outros que legitima, de forma absoluta, as nossas tristezas, quando nos calha tê-las, também.

O Benfica é insuportável na vitória mas, em o vendo aos pés, apetece estender-lhe sempre a mão para se levantar e dar-lhe outra oportunidade.
Com o Porto é o mesmo. Também não gosto de os ver de rastos. Se bem que (e a lolita que me desculpe, aliás ela não é assim, é de "estender a mão", por isso desculpa-me, de certeza) muitos dos adeptos do Porto não sejam, em regra, capazes de entender, sequer, por que é que eu digo isto. Mas há muitos que sim, há-de haver mais com o tempo, espero.

Viva o Sporting.

(O título é uma merda, admito. O resto não acho, mas pode ser que seja.)

View blog authority