Sondagens fixes
Responderam 961 pessoas.49% dizem que votarão em Cavaco
32% em Soares
11% em Jerónimo
7% em Louçã.
Dá 99%. Ou seja, todas as 961 pessoas (excepto 9,61 delas) sabem em quem vão votar. A não ser que uma intenção de voto seja uma coisa a que não devemos ligar muito, sobretudo numa altura em que um dos candidatos não o é, nem sabemos se irá sê-lo.
Bom.
Essas mesmas pessoas, questionadas sobre "em quem votariam numa 2ª volta que envolvesse Cavaco e Soares", afirmam o seguinte:
65% votariam em Cavaco
36% em Soares.
Isto é curioso, até porque dá 101%. É provável que tenham somado aqui aquelas 9,61 pessoas que estavam indecisas na pergunta anterior, às tantas. Não?
Depois, às mesmas alminhas, perguntam "quem está você convencido(a) que vai ganhar"?
Bom:
"Cavaco", dizem 36%
"Soares", afirmam 23%
Isto dá 59%. Ou seja, 41% (ou, mesmo, 42%, ou outro número qualquer, pelo que acima se leu) não sabem dizer. Estranho, não é? Sabem responder em quem votam com uma confiança fantástica; no caso da segunda volta temos, mesmo, mais de 100% de certezas absolutas; mas, confiança, mesmo confiança... não há.
Eu proponho que façamos todos isto: centremo-nos no último "item". Parece-me o menos mau e o menos desesperadamente apelativo à candidatura do homem de Boliqueime. Ao qual me junto, obviamente (ao apelo, abrenúncio!), que eu quero ver.
<< Home