blog caliente.

22.6.05

Aposto que o próximo há-de ser sobre lavores.

Aqui estou eu, a responder a mais um questionário tão bizarro como inconsequente.
Antes de mais, um esclarecimento impõe-se: o Tomás mente e sabe disso. Eu não lhe disse rigorosamente nada sobre as taras cinéfilas do besugo. Só lhe contei da colecção de recortes de jornal com os momentos mais marcantes da carreira da Dulce Pontes, que o besugo guarda carinhosamente no pechiché. O resto, enfim, ele extrapolou...

Ora então vejamos.

1. (Alguns) melhores filmes dos últimos anos:
Sem perceber muito bem a razão de ser do critério "últimos anos" e, mais do que isso, o que se entende por "últimos anos" (que, do ponto de vista da história do planeta, podem corresponder a toda a história da humanidade), ei-los: Mystic River e Million Dollar Baby. Quase todos os filmes dos irmãos Cohen (mesmo o mais antigo de todos, um filme pouco conhecido chamado Blood Simple). Cinema Paraíso, Ondas de Paixão, Hable con Ella, Gato Preto, Gato Branco, Magnolia. O Quarto do Filho. E o Shrek, pois. E os Incríveis. E o Armaggedeon. O Pânico no Túnel (com o inefável Stallone). E alguns thrillers cujo nome não me lembro agora.
Mas isto limita-me a escolha. Há muitos mais filmes que são os "melhores filmes" mas não são dos "últimos anos".

2. Filme da vida:
Paris, Texas? Talvez. Amor de Perdição? Também. Sempre é mais respeitável do que gostar do Michael Douglas...

3. Actores com pujança:
Com pujança ou sem ela. Bons actores? O Xon, sempre. Não esse, o Connery, claro. Marlon Brando. Paul Newman. Depardieu. Daniel Day-Lewis. Jeremy Irons. Clint Eastwood. Morgan Freeman. Tim Robbins. Jack Nicholson. Steve MacQueen. James Stewart. Laurence Olivier (que era britânico, o que, contrariamente ao que se pensa, já não sucedia com Marie Quant que, nascida em Paris perto do Café Procope, cedo emigrou para Picadilly, onde passou a ser conhecida por simplesmente Mary). Richard Gere, mas este mais dentro do género. E Javier Bardem, claro.

4. Actrizes de mão cheia:
Vivian Leigh. Anne Bancroft. Shirley MacLaine. Lauren Bacall. Ingrid Bergman. Maggie Smith. Susan Sarandon. Frances MacDormand. Carmen Maura. Todas falecidas, velhinhas ou hispânicas, lamento.
Atrizes bonitas, vivas e talvez talentosas? Meg Ryan, Julia Roberts, Jaqueline Bisset, Julianne Moore, Emanuelle Beárt, Fanny Ardant. Note-se: nenhuma delas é Stone.

5. O meu musical:
Grease, claro! Música no Coração já não é um filme, é uma forma de aculturação.
Já a participação masculina deste blogue afirma ter gostado do Yentl, o que me espanta (não percebo como se pode gostar de um filme cujo título se pronuncia como um soluço... isto já para não falar da Barbara Streisand, a proto-Dulce Pontes).

6. Realizadores com R grande:
Os Cohen. Nanni Moretti (o Quarto do Filho é imperdível). Kusturica. Hitchcock. Eastwood. Almodovar. Billy Wilder. Robert Altman. E... Manoel de Oliveira!

7. Passo este testemunho a:
Dragoscópio (ou também já respondeu a este?), Miss Pearls (para sorrir) e João Tunes (a ver se já lhe passou o amuo).

View blog authority