blog caliente.

13.3.05

A Tosca

Mar Adentro é muito mais bonito que o filme de Eastwood. Que também é bonito. Mas Mar Adentro é muito mais.

Porquê? Porque Mar Adentro é, simplesmente, muito bonito. Entendem?

Detesto Almodôvar, incapaz de fazer um filme sem (ao menos) um ícone aberrante. Nem que seja um camionista com tetas. Porquê? Por que é que detesto? Calma: eu tolero e admito aberrações. É só porque destes camionistas deve haver dois, em todo o mundo. Não quero saber de nada excepcional, tanta excepcionalidade cheira a manipulação feita para "efeitos especiais". Almodôvar não passa dum Spielberg hispânico, que sabe menos de computadores e é obcecado por paneleiros, putas e cores garridas.

Há filmes espanhóis que nada querem ter com Almodôvar. Este é um deles. Mar Adentro.

A minha Espanha é na Galiza. Não gosto de terra amarela. Prefiro o Minho ao Alentejo. O Douro ao Guadiana. Gosto de calor, mas não do calor mole da preguiça. Gosto do Alentejo, mas mais do Douro e do Minho. De cores garridas. Sou um paneleiro, do ponto de vista estético? Admito que um boi qualquer me diga isso. Ao pé de mim é que não diz. Ao pé de mim, na minha cara, muito pouca gente me diz as coisas que acha que devia dizer. É essa pouca gente que eu respeito. Por óbvios motivos.

Do mar quero saber sempre. Se for adentro, melhor. Toca-me. E eu ainda sinto. Se sinto.

View blog authority