blog caliente.

14.3.05

Sem linques. Por uma questão de princípio. Despeito, eu?

Acabei de saber que não fui nomeado.
Pronto, confesso: já soube anteontem.
Quem me disse? Ora adivinhem.
Pois. Foi ela.

O problema é que mo disse com um sorriso triste: "sabes? tu não foste... que chatice...". Aquilo era um sorriso de profundo gozo, mas pronto... caluda, eu é que sei!

Isto está mal.
Que não nomeassem o Alonso, eu entendia. Ele escreve pouco e, sobretudo, é um radical. Um radical não se nomeia. Castiga-se ou louva-se, mas é logo. Não se nomeia. A não ser com algum receio.

Agora a mim? Não me nomearem? Está lá o Moita de Deus, bolas! E o maradona, aquele tipo que hesita entre pegar-se com o senhor do contra-a-corrente (escorrem ali estrogéneos, ó blogosfera!), citar textos estrangeiros muito compridos, evocar digestões difíceis de feijões e falar (mal, que ele não percebe, da bola, o que se diz "um cu") de futebol!
E mais gajos! Está lá o FNV, por exemplo! Nomeado, ali! "Melhor blogger"! Tungas! Sim, o FNV, aquele que está sempre a escrever, sempre a escrever, num blogue que nem sequer devia existir! Não devia por quê? Olhem o nome! Que nome, por exemplo, que raio de nome para um blogue! O mar é doce, por acaso? É? Alguém faria um blogue que se chamasse, por exemplo, "Açúcar Doce"? Ou "Calor Quente"? Ah! Pois! Mas nomeiam tipos destes, mesmo assim!

Não trabalham, é o que é, têm tempo. Actua, Sócrates, logo que resolvas o problema do Tó Zé Seguro!
Eu já estou habituado a injustiças. Agora acusaram-me de over-booking, lá na "empresa". Trabalhei demais. Por isso, "lamentamos, mas incentivos neribi...". É como aqui.

Claro: pode ser falta de talento... "escreves, escreves, mas não tens talento...". Está bem abelha. Claro, eu cheguei a pensar nisso. Eu sei que é um pensamento peregrino, logo eu sem talento, que extraordinário! Mas pensei. Confesso que sim, que pensei.
Sabem o que fiz?
Fiz isto: imprimi dezoito dos meus melhores textos. Claro que fui eu que os escolhi, aos dezoito melhores textos, querem parar de ser parvos? Claro que fui eu! Quem havia de ser, o Miguel? Ah!
E levei-os, impressos, aos meus Pais. Eles leram. O meu Pai ainda disse que queria ver o telejornal, mas a minha Mãe calou-o com um olhar fundo, que já lhe vi mais vezes. A primeira vez que lho vi foi quando o meu pai me quis dar uns calduços por ter feito uma coisa qualquer que agora não me lembro, há 30 anos. Que lho vi, ao olhar dela. Entendido? A blogosfera fede, às vezes!
Bom, eles leram e abençoaram-me. Percebem? Não, vamos a ver se percebem mesmo: no mesmo dia em que Vital Moreira esteve no mesmíssimo programa em que estava um tipo sem beiças, um tipo convicto de si, que acha mal que sejam precisos 1000 euros para abrir uma empresa em Portugal (citou o exemplo da Inglaterra, lá bastam 50 libras para isso, dá para pagar os anúncios nos jornais, o "Sun", por exemplo, sim, que cada imbecil cita o que quer, é fazer as contas, eu também cito Peseiro e David Lodge, às vezes...), nesse mesmo dia, os meus Pais disseram-me, depois de me lerem: "Não, filho, talento tens tu, às carradas!".

Bolas. Talento, eu tenho. Caramba!, querem prova maior, na isenção e na acutilância, que a própria paternal declaração que aqui veiculo? Querem isto por escrito, certificado, é? Claro que não querem. Isto é uma poderosa verdade que dispensa de trabalho adicional a nossa administração pública, notários e (mesmo) senhores doutores juizes! Isto é uma verdade que nem sequer carece de catalisador! De enzimologia!

Então, que pode ter acontecido? Que explicação há para isto, para esta omissão revoltante?

Há duas explicações:
1 - O Miguel empiteira-se, soletra mal, detesta peixes baratos, é benfiquista, não se lava, ou tudo junto.
2 - A Lolita manipula isto das nomeações. Claro, eu devia era ter começado por aqui, isto é evidente. Mas agora não apago o resto. "Eu sou muito frontal!!!!"

Gosto desta frase, porque pressupõe que se possa dizer, com a mesma acutilância vocal, que se é "muito lateral!!!!", ou, mesmo, "um bocadinho oblíquo!!!!". Ou obtuso, mas eu aqui dispenso-me das aspas, que não quero querelas. Esta também foi boa: "não quero querelas, nem faço façanhas".

Eu refuljo. Admitam. Grande brincadeira! Hem?
Pois, eu refuljo, grande brincadeira, mas quem nomeiam? Ela, essa Lolita, o Deus, o que está sempre a escrever, o da cocaína e a bomba! E mais uns tipos e tipas (está bem, senhoras, pronto) que ninguém sabe quem são. Pum!

Pai, Mãe: confirma-se, eu fui reler!

"Eu estou bem, OK? Eu estou calmo. Quem chamou a ambulância, foste tu? Manda-a embora, eu vou a pé!".
Desculpem, a minha mulher ainda não se habituou a ver-me espuma nos cantos da boca, pensa logo que estou doente...

Onde é que eu ia? Ah!
Custava-te muito, era, Miguel? Custava? Nomeavas sessenta gajos! Noventa e cinco! Duzentos!
Bolas. Punhas-me lá!

Eu devia era bater-lhe. Ao gajo. A esse Miguel. "Ouve lá, onde moras? Na origem de quê"?
(Saberá artes marciais? E dentro de água? Sabe? Ai sabe? Ouve lá, Miguéis há muitos, OK? Isto era contigo por quê? Tens provas? Ah! Pois!...) .

View blog authority