blog caliente.

26.11.04

Definições da Ucrânia

1 - A Ucrânia é um país que fazia parte da União Soviética (que acabou, a tal União Soviética; porque as Uniões, para serem justas e eficazes, têm de ser Europeias; isto é evidente do ponto de vista histórico e económico, há toda uma tradição unionista na Europa que nos vaticina sucesso largueiro. Digo isto sem nenhuma dúvida, evidentemente, embora o próprio Professor Cavaco já nos vá informando que estamos em risco de descer para a segunda divisão dessa tal União, o que contrasta com as opiniões do ex-comentarista desportivo e do ex-futuro-como-é-que-eu-aqui-cheguei-e-logo-na-defesa-e-no-mar-que-nem-ligo-muito).

Ou seja: esta é uma definição toda feita de parêntesis, o que não augura nada de bom, nem à definição, nem a quem a fez. À definição, é claro, sobretudo em termos de poder vir a fazer parte duma enciclopédia, mesmo pequenina.

Fica aqui uma pequena nota, embora dispicienda: não vou sufragar uma Europa, em referendo, sabendo que vou jogar na segunda liga, OK?

2 - A Ucrânia é onde joga o Dínamo de Kiev que, por sua vez, é onde jogavam o Blokhine, o Demianenko e, penso eu, o Protassov. Era uma boa equipa, o Dínamo de Kiev. Havia muitos militares nos jogos em casa, o que era grotesco, mas não havia brasileiros de luvas e collants, nem chamados Wagner Love. Eu sei que o Wagner Love joga no CSKA de Moscovo, mas naquele tempo ignóbil, que mais faziam estes detalhes pequenos? A Ucrânia era um sítio notável para acidentes nucleares, fora do futebol. Na Ucrânia era tudo russo, visto daqui.

Ou seja: esta é uma definição que recebi por e-mail. De quem? De Perestrelo da Rapaqueca, esse meridional. Só pode ter sido, mas vinha anónimo.

3 - A Ucrânia é um país que exporta a população. Provavelmente para equilibrar as finanças públicas e manter o défice em níveis saborosos. De economia sabe o professor Cav...ntana Lopes, deculpem.
A Ucrânia costuma exportar pessoas altas e fortes, inteligentes, com diferenciação científico-tecnológica, o que as capacita (em Portugal) para as artes de trolha, incluindo montagem de circuitos eléctricos e acartar coisa pesadas. Ver um ucraniano a seguir as ordens dum capataz português da construção civil é redentor e educativo. Se pensarmos que quem dá ordens ao capataz português é o empreiteiro-empresário português, a redenção educativa hiperboliza-se, é todo um big-bang emocional que há-de levar-nos, inevitavelmente, à retoma.

Esta definição da Ucrânia é, ainda, mais imbecil que as anteriores. Pressupõe a estúpida possibilidade duma superioridade intelectual e física dos ucranianos exportáveis sobre os portugueses exportáveis (e já exportados), o que é um sofisma. Basta ver como somos respeitados (pela nossa superioridade intelectual e física) na Alemanha e em França para se perceber a falácia. Mesmo na Suíça, note-se.

4 - A Ucrânia é um país que agora teve eleições. O que perdeu diz que perdeu mal, que houve vigarice. O que perdeu, o bom, tem o apoio da União Europeia (que diz que, ali, há gato) e dos EUA (que dizem haver gato, ali).
O que ganhou devia ter vergonha, portanto. A UE e os EUA são tradicionalmente certeiros nas suas observações, bastando, para percebermos isso, deixarmos vir à lembrança a perspicácia demonstrada por ambas as potências na identificação, demonstração e abate (pumba! logo todas!) das armas de destruição maciça que havia, abundantemente, pelo Iraque dentro.

Esta definição da Ucrânia não é uma definição da Ucrânia. É uma definição qualquer, mas não é uma definição da Ucrânia. Estamos mal.

5 - A Ucrânia é longe e faz lá muito frio, sobretudo no Inverno. Há lá flores e árvores e animais e armas nucleares, mas são antigas. A Ucrânia é onde nasceu o Schevchenko, que joga no Milan. O Milan é uma grande equipa financiada, entre outros, pelo senhor Berlusconi. Rima com Trapatonni, é certo, mas o Karadas não é ucraniano, é belga, ou norueguês. Ou assim. Vou mandar-te agora um mail, ou vens ao msn para falarmos de mim? Que, se é de ti que queres falar, passo, OK?

Esta definição é uma excelente definição rápida e bués da Ucrânia. Lamento já não ter idade para desportos radicais.

View blog authority