blog caliente.

14.10.04

A Selecção de alguns...

A Humilhação de ter empatado no Liechtenstein deu lugar, nos jornais desportivos e não só, à humilhação da Rússia. A mesma imprensa que “crucificou” o Sr. Scolari e os nossos jogadores no empate a dois no sábado pega neles ao colo e faz manchetes do tipo “Comprem, Comprem… somos os maiores!” Somos? Mas somos os maiores só porque enfiamos 7 à Rússia? E quem disse a alguns dos senhores jornalistas que estão incluídos no “somos”?
Cada vez mais me convenço que não há espaço para três jornais desportivos. Muito menos para jornais desportivos de “colagem” tão óbvia a alguns clubes. Jornais que escrevem as mesmas notícias e conseguem ter três opiniões diferentes, de acordo com a sua cor (de clube, claro está…). E neste ponto eu coloco em causa a “qualidade” de alguns jornalistas. Veja-se por exemplo o espaço cómico que por vezes se torna A Nota do Editor escrita no jornal Record. Quem vai lendo estas notas verificará, certamente, o que eu pretendo dizer! Aqui ficam duas destas pérolas referentes a dois jogos da Superliga (Guimarães – Benfica e o Porto – Belenenses). No primeiro a nota do editor foi apenas “0” e recai só sobre o erro infantil e inqualificável do jogador Marco Ferreira que colocou em causa, com a sua expulsão, as aspirações da sua equipa (e as do clube do editor, nitidamente). Não se vê referência nenhuma aos dois bons golos do Benfica, nem tal poderia acontecer! E se nos lembrarmos bem do segundo jogo verificamos que até à altura da expulsão do jogador do Belenenses tinhamos um 0-0 (expulsão injusta depois de vermos o que se passou…) tendo o editor atribuido nota “5”, esquecendo esse pequeno pormenor limitativo da equipa que passa a jogar com 10 jogadores e exaltando a equipa "fantástica" do Porto e os seus golos. São pérolas senhores! Autenticas pérolas! E pérolas destas não faltam diariamente nos jornais desportivos!
E escrevo sobre o Jornal Record porque ontem achei “curiosa” a interpretação dos jornalistas César de Oliveira e Céu Freitas à entrevista do Ricardo e do Costinha. Estes jornalistas sabem tudo. É de se lhes tirar o chapéu. E tiram eles próprios as conclusões que querem fazer passar para os leitores, ridicularizando quem bem entendem. Sempre ouvi dizer que o jornalista, qualquer que ele seja, deve ser imparcial. Saberão estes dois senhores o que isso significa?
Ontem li também o insulto que foi lançado desse mesmo jornal, por alguém que de jornalista tem pouco, a todos os anteriores capitães da selecção e respectivos seleccionadores que por lá passaram até à data. Pareceu-me uma notícia puramente mesquinha e desde logo percebi que Scolari não ia desperdiçar a oportunidade para lhe responder.
Percebi a ira do Scolari e entendo-a bem. É o reflexo da constante campanha de provocação e de difamação que alguns jornalistas desportivos têm vindo a fazer. Podem não gostar do seleccionador mas isso não lhes dá o direito de constantemente procurar fazer notícias onde colocam em causa o seu trabalho, a sua honestidade e o seu profissionalismo. Scolari sempre disse tudo com frontalidade e isso não é muito bem visto por cá. Ontem respondeu curto e grosso à jornalista do diário desportivo Record, que hoje, curiosamente, não faz nenhuma alusão ao sucedido!
Porque será?


PS – Vejam bem o fabuloso golo do Deco (sem dúvida que é…), elogiado por todos os jornalistas desportivos portugueses. Nenhum deles fez referência ao facto de o guarda-redes russo se ter lançado tarde. Em contrapartida os jornalistas referem a culpa do Ricardo por se ter lançado tarde num golo quase idêntico ao do Deco, mas onde o russo não teve mérito nenhum. E não sou do Sporting…

View blog authority