blog caliente.

20.9.04

Adiamento da questão do Sporting por causa do cheiro das tintas

Vinha eu, com a calmaria do costume, analisar a derrota do Sporting (mais uma) quando reparei que o nosso inenarrável blogue oscila entre o emocionado (questão dos professores, segundo stkaneko) e o "não sei que te diga" (questão do alonso, que está cansado por escrever duas vezes no mesmo dia).

A questão do Sporting fica para depois. A dos professores está entregue. Falta o alonso. Falta sempre esse fatal alonso!

1 - Os recibos dos médicos dão para meter no IRS e, por isso, as pessoas pedem-nos aos médicos que têm privada. E os médicos passam-nos. Muito bem. Alarguemos esta ideia e talvez a cinza se dilua em azul celeste. Já agora, a questão ao contrário: os advogados, como os recibos que passam não são "metíveis" em sítio útil por quem - se calhar por isso - lhos não exige, ficam largamente prejudicados. É isso? Onde vais tu, alonso, que vais por aí?

2 - Tu, no fundo, lamentas a inexistência dum SNAJ (Serviço Nacional de Assistência Jurídica). Eu já te tinha feito um (um Sistema dessses), se soubesse, mas não sabia que o querias tanto...

3 - Tu sabes que eu estou em dedicação exclusiva, mas esqueceste-te de reforçar o mais importante do que eu te disse: que fui obrigado a ela. E surpreendes-te, ainda, com os laranjas. Falsário. Eu não. Muito menos desde que se deixaram penetrar, alegremente, de caruncho. Mas já não me surpreendiam antes, se queres saber: eu, desde que vi o Cavaco em cima dum tractor... Foi a seguir à rodagem do BX.

4 - Isso dos gastos profissionais nem comento. Continua assim, a declarar os teus rendimentos todos. E a tua secretária que declare os dela. Assim é que está bem. Adiante.

5 - As empresas não fogem aos impostos? Muito bem: em termos de tributação, eis as empresas a equipararem-se, finalmente, aos funcionários públicos e aos trabalhadores por conta de outrem. Tudo gente cumpridora, uns é de certeza, os outros presume-se que sim. Mas eu, ao contrário de ti (que disseste, sobre o que escrevi no "jorro", que o "Expresso" terá dito, que tu não leste), que não te basta a minha palavra, satisfaz-me plenamente a tua. A tua palavra, delirante criatura!
Nem sequer vou contrapor a minha faceta cartesiana (e alguns factos que conheço) à tua pujante verdade. E mais: calem-se, trabalhadores por conta de outrem! Os senhores não são os únicos que pagam impostos neste país! Os senhores só pagam 70%, seus pífios! Os profissionais liberais, é logo 6%, tungas! E as empresas e os jogadores da bola pagam os outros 24%. Mas tudo paga, ora essa, pelo menos dá 100% no fim.
O alonso fica contente, a gente gosta dele de qualquer maneira, mas assim contente fica mais luzidio.

6 - Depois sou eu que não leio! Eu estou contigo nessa cruzada. A Função Pública não carece de aumentos. Carece de despedimento. De motivadora pobreza. Eu incluído. Ora relê, ó vertiginoso jurista sem elmo!

7 - Bolas, aqui não sei que te diga, excepto que vou pensar. Às tantas, a partir de agora, vou passar a ver os fiscalistas como uma espécie de "lawyers on waves". Mau gosto, admito, pronto, mas o Sporting perdeu.

8 - Eu sei que não és. O que me reforça o ponto 7.

9 - Estás a pedi-las. Em Rilhadas, em Baltar, em Évora, onde queiras, torpe sabotador de karts alheios! Eu sabia que tinhas sido tu a avariar-me o veículo!

View blog authority