blog caliente.

23.8.04

Portugal!

Tenho seguido os Jogos Olímpicos (JO) de Atenas com alguma atenção, principalmente as competições onde entram atletas Portugueses.
Agradaram-me até agora as participações de alguns atletas, mesmo que não tenham conseguido medalhas.
Destaco, sem ordem de preferência, Francis Obikwelu, Naide Gomes, Sérgio Paulinho e Nuno Merino.
Do Francis Obikwelu eu já esperava esta prestação. Tem vontade! Defende as cores de um país que o acolheu com “trabalhos forçados” mas que lhe soube reconhecer as qualidades, a humildade e o querer! Força Francis Obikwelu… espero que nos 200 metros em Atenas nos possas brindar com a tua classe e força de vontade! Eu acredito!
De Naide Gomes reconheço que apostava numa melhor classificação. Até ao final do primeiro dia, a atleta, classificada em 4º lugar, mostrou estar bem. Mostrou aquilo a que nos habituou no Pentatlo. Sim, no Pentatlo! Em Atenas representou-nos no Heptatlo, vendo alargado o número de provas e sabendo-se que as que entraram não as domina. Esteve bem mesmo tendo em conta que se lesionou. Não desistiu! E viu-se bem o esgar de dor quando lançou pela última vez o dardo! Sei que pode fazer melhor, e ela, seguramente sabe-o, melhor que ninguém!
Sérgio Paulinho. O primeiro que nos deu alegrias nestes JO. Viu-se nos olhos dele quando recebeu a medalha que estavam todos ali com ele! Os pais… irmãos… namorada… “toda a família Portuguesa”! Ele e todos os dele merecem esta medalha. Uma família de ciclistas, de gente sofredora. Pois quem monta numa “bicla” sabe que custa... pedalamos 5 km a bom ritmo e sai tudo pela boca… Desejo-lhe as maiores felicidades (possivelmente na US Postal) e que continue a honrar as nossas cores. Força Sérgio!
Do “miúdo” Nuno Merino, desconhecido para mim, retive uma expressão que acho que tocou a todos que o viram. Os olhos a brilharem antes de executar, fenomenalmente bem, os seus dez saltos na final de trampolins. Simplesmente fantástico! Entusiasmou-me a mim e penso que a todos quantos assistiram à final. Digo-vos, sinceramente, depois de o ver pensei nas medalhas. Admito! E se não fossem as pontuações bastante inflacionadas atribuídas a Henrik Stehlik, Alemão, Dimitri Polyarush, Bielorusso e Alexander Russakov, Russo, o nosso Nuno tinha ficado em terceiro lugar. Acreditem no que vos digo. Revejam a final e depois tirem as conclusões que entenderem. Chegarão possivelmente às mesmas que eu. Para o Nuno Merino tudo de bom. Que termine o seu curso e que nos brinde com a sua presença ao mais alto nível, quer seja nos Europeus, Mundiais ou nos JO.
Alguns atletas confirmaram os meus receios... Obtiveram prestações menos boas, mas já deram provas que podem fazer muito melhor.
A dupla Miguel Maia / João Brenha é um destes casos. Maia “rodou” pelo campeonato nacional de voleibol, efectuou alguns torneios de voleibol de praia com outro parceiro que não Brenha e apresentou-se em Atenas nitidamente desmotivado. Brenha esteve lesionado e não conseguiu recuperar nem 80% das suas capacidades. Não foi bom e eu já esperava, dadas as circunstâncias. Sei que podem fazer melhor pois já o demonstraram.
Outro caso foi o Nuno Delgado, medalhado nos anteriores JO, mas que não esteve em forma nestes de Atenas. A lesão teima em dar sinais sempre que o atleta está em competição (até mesmo nos treinos), mas já nos deu alegrias e estou certo que ainda vai dar!
A maior confirmação de fracasso foi a da nossa selecção olímpica de futebol. Deu razão ao que eu já pensava sobre ela. Um treinador limitado técnica e tacticamente, sem qualquer domínio sobre os jogadores e incapaz de os meter na ordem. Alguns jogadores indisciplinados e sem o mínimo sentido de responsabilidade, protegidos por uma federação que não sabe o que fazer para os “acalmar”.
Não me vou alongar sobre esta selecção de futebol (até porque a prestação da selecção olímpica não o merece…) mas deixo aqui um desabafo muito meu: só devem ir às Selecções Nacionais se quiserem honrar, respeitar e dignificar Portugal. Não queremos gente contrariada e muito menos clubes, treinadores e dirigentes desportivos a arranjarem falsas lesões ou argumentos estúpidos para a tão abençoada dispensa dos seus atletas. Se não querem ir não ponham lá os pés e vão, como disse alguém há um tempo atrás e muito bem, “tomar no cú”! Triste figura fizeram e que mal representaram Portugal.


P.S. – Para os atletas Portugueses ainda em competição nos JO as maiores felicidades. Espero vir aqui escrever sobre eles… mais coisas alegres!

View blog authority