Máximas em jeito de "até breve"
Máxima 1 - "não querem lá ver ..."1 - O besugo que pendeu para a indigitação de novo PM acha que o Governo não se aguenta;
2 - A lolita que queria eleições de repente deu-se conta que o Governo se calhar se aguenta;
Máxima 2 - "assim, de repente, barafundi-me ..."
1 - o besugo se fosse constituinte abstinha-se. Em declaração de voto declarava "O discurso do Sr. deputado Alonso não era para mim, e tenho a mioleira recozida por causa dos 900 faxes que recebi de 150 sindicatos a pedirem-me 450 audiências para discutir a parte social da Constituição"
2 - A lolita acha que a sociedade civil dos EUA é pouco crítica. E quer que o PR (directamente) e o PM (indirectamente) sejam - ambos - objecto de sufrágio. (Ou não, que o PM era vinculativamente indicado apenas depois das eleições ... mas deveria ter legitimidade eleitoral prévia ... pois... )
Máxima 3 - "Como eu não gosto dos gajos eles não prestam." (a ordem dos factores está ao contrário do que costuma ser suposto, mas é assim mesmo)
1 - O besugo acha que o CDS tem uma expressão eleitoral "esganiçadita e saltitante". Confirmo. Votei CDS a cantar como a Kate Bush e entrei na secção de voto aos saltos. São sinais cabalísticos que nós - os da extrema direita intolerante e sectária - julgávamos secretos mas que o besugo descobriu.
2 - A lolita acha que o Santana fez um Governo de: "carreiristas, ambiciosos, vigilantes e clientes". Como diria o Marlon Brando "the horror ... the horror ..."
Máxima 4 - "Eu até costumo ser razoável, mas hoje não consigo"
1 - O besugo, que no Domingo ainda estava a recuperar de sexta-feira e não tendo, manifestamente, ido à missa, disparou em todas direcções, assim: "Afirmo que, não contestando a inteligência de António Vitorino (toda a gente diz que sim, quem sou eu?), me parece ser a direita quem mais lhe sente a falta: contratai-o, nesse caso, senhores. Se bem que tendes, já, no estilo "potencialmente fulgurante, embora pequenote", Marques Mendes... mas o vosso banco dos suplentes é vetusto, bolorento, grande e doirado. Até Leonor Beleza de lá vai saltar, um dia, como se não merecesse recessos escuros até ao fim da sua vida política. Eu estou a ler-vos."
2 - À lolita, mais concentrada em amores e ódios, sucedeu-lhe que, depois de o carro gripar inopinadamente e de, por o telemóvel não ter bateria, ter passado três horas numa rua do Porto sem vista para o molhe, chegou a casa atrasada, deixou esturricar o jantar e escreveu esta pérola da diabolização alheia: "Santana Lopes só não é um Ferreira Torres porque aparenta ser mais polido. Alimenta-se de influências e compadrios, prefere ceder sob qualquer contrapartida do que pôr em perigo a sua estratégia pessoal de ambição política. Santana Lopes não produziu, em décadas de participação política, uma única ideia de relevo, uma proposta credível, uma estratégia consistente. Não conhece nada a fundo; superficialmente fala de tudo. Cultiva o caciquismo de bastidores, movimenta-se e sustenta-se no seio de lobbies e de trocas de favores. Serve-se de qualquer interesse público que lhe sirva os interesses pessoais. Santana Lopes representa o oposto do homem político, do construtor da cidadania, do democrata por convicção."
Máxima 4 - "A saudade é um sentir português"
1 - de besugo: "Afirmo que Ferro Rodrigues merece mais credibilidade do que qualquer dos seus mais que prováveis sucessores no PS"
2 - de lolita: "desde Cavaco Silva que temos assistido ao desfile de políticos de carreira que se tornaram governantes, em vez de profissionais de outras áreas que se tornaram políticos"
Máxima 5 - "Portugal, estás em perigo!"
1 - O besugo está chocado com tanta ministraria do CDS. Começa por achar curioso, mas logo a seguir já diz que é ridículo. Percebe-se que tanto ministro de extrema direita o perturba. Afinal, ministros eleitos por votantes esganiçados e saltitantes é coisa que não deve acontecer (sobretudo, que não pode acontecer). O coitado do Alverca é que não merecia ser comparado (ainda que para sublinhar a diferença) com essa sinistra e inexplicavelmente existente associação política. Foi ali metido como Pilatos no Credo. Nada a ver.
2 - A lolita está preocupada com a liberdade, nestes tempos de trevas. Mas tem o JPP como farol e reduto de liberdade. Façamos todos votos que a lolita não se comprometa e mantenha a sua liberdade intacta. É dificil, mas aposto que consegues, lolita!
Máxima 6 - "Gosto de vos ver em discórdia"
1 - o besugo acha que eu escrevo para a lolita. E não tem discutido com ela.
2 - A lolita bem tenta chatear a mioleira recozida do besugo. E até lhe chama "tratante". Mas ele não liga e o mais provocatório que escreve (from "lolita's point of view") é que o Sporting vai ser campeão.
3 - O Paco anda desaparecido.
4 - O Manolo ainda deve ter a mioleira mais recozida que o besugo (são colegas, o mal deve ser geral)
5 - O Stkaneko aparece raramente e tem o desplante de não "picar" ninguém.
6 - E eu ... vou de férias "blogo-sabáticas". Espero, quando regressar, ver isto tudo de pernas para o ar porque a lolita e o besugo se pegaram à estalada à conta da gestão hospitalar, dos prémios de produtividade ou de outra coisa qualquer. Nem que seja por causa do próximo líder do PS.
Até breve, cambada de chalados.
<< Home